29 de junho de 2023

{Resenha} Vítima: O outro lado do assassinato

 Hoje a resenha é sobre o livro "Vítima: o outro lado do assassinato" de Gary Kinder.

Foto retirada de Arquivo Pessoal

 

Eu adoro esses livros de não-ficção, mas confesso que ao terminar esse fiquei com aquela sensação estranha no coração. 

A gente sempre lê sobre os psicopatas, homens e/ou mulheres, que maltratam e tiram a vida das pessoas, mas nunca sabemos o que aconteceu com as pessoas que ficaram, com os sobreviventes e esse é um livro sobre isso. 

Em uma loja de artigos eletrônicos, um jovem está passando e vira refém de um assalto que está acontecendo naquele momento. Cortney Naisbitt não faz ideia do que está acontecendo, até se deparar com uma arma apontada para a sua cabeça. O adolescente de 16 anos faz tudo que os bandidos querem, mas não é o suficiente. E mesmo assim, ele sai direto para o hospital. A sua mãe, que foi tentar encontrá-lo também não entende e mesmo assim não escapa da arma dos bandidos. 

Ao se deparar no hospital com a sua família, o Ginecologista Byron Naisbitt não sabe o que fazer. Ser médico nessa hora só o atrapalha, pois ele sabe muito bem que o tempo pode ser seu inimigo. 

O livro nos leva a todos os acontecimentos daquele fatídico dia 22 de abril de 1974. Gary estudou meticulosamente a família Naisbitt. Todo o desenrolar dos fatos, até o momento que os verdadeiros culpados foram presos. E eu confesso que não consegui lidar com as minhas emoções por algum tempo. 

Saber que tudo aconteceu com o Cortney e sua mãe, me fizeram repensar muitas coisas. É a primeira vez que leio um livro que fala exatamente como ficaram as vítimas e o que acontece depois. Engraçado, que a gente sempre quer saber o que se passa na mente de um assassino violento, mas nunca se quer pensamos ou imaginamos o que acontece com as suas vítimas, ou como será a vida daquela pessoa depois que ela passou por um crime tão violento. 

Em muitos casos, algumas vítimas nunca voltam a ser o que eram antes e até mesmo atentam contra as suas vidas. E de uma forma cuidadosa e sensível, Gary vai nos narrar o que de fato aconteceu naquela noite e como isso pode mudar a vida de muitas pessoas. 

Eu adorei o livro, achei muito bem escrito e uma leitura bem fluida. E por incrível que pareça, o li muito rápido porque você não consegue parar e quer de fato saber o que acontece no final.

Eu o indico de olhos fechados. Foi uma leitura muito surpreendente para mim e acredito que ela é muito necessária.

*livro cedido em parceria com a Editora. 

Onde ComprarDarkSide Books

Título: Vítima: o outro lado do assassinato
Autor:  Gary Kinder
Editora: DarkSide Books
Páginas: 368    

Sinopse: Um importante livro na formação do FBI e a primeira obra do gênero a dar visibilidade para a história das vítimas.
Em 2013, a DarkSide® Books pavimentou o mercado true crime no Brasil com a criação da marca Crime Scene, dedicada ao estudo profundo de crimes reais. Em 2023, com a marca completando 10 anos, apresentamos Vítima: O Outro Lado do Assassinato, o primeiro livro do gênero a dar visibilidade para as vítimas, indo além das manchetes sobre crimes violentos, ao contar a história de sofrimento, amor e coragem dessas pessoas — um livro que se tornou leitura obrigatória na formação do FBI e em todos os cursos de criminologia.
Gary Kinder dedicou sete anos de sua carreira para a pesquisa e escrita dessa obra. Vítima: O Outro Lado do Assassinato é baseado nos personagens e eventos reais dos crimes do Hi-Fi ocorridos em 1974, em Ogden, Utah, e é citado por críticos como um trabalho pioneiro — foi um dos primeiros livros de true crime que se concentrou em narrar a história das vítimas de um crime violento, em vez de entregar o protagonismo aos perpetradores ou aos processos jurídicos.
Uma série de acontecimentos levaram Cortney Naisbitt e sua mãe ao endereço da loja Hi-Fi Shop — uma loja de tecnologia —, no dia 22 de abril de 1974, justamente no momento em que um assalto acontecia. Os dois, junto de outras pessoas que se encontravam na loja, foram brutalmente torturados e depois executados a tiros. Vítima: O Outro Lado do Assassinato é a obra que detalha a história dessas pessoas e de suas famílias que sofreram as consequências desse crime brutal.
Entregar o protagonismo às vítimas de um crime resulta em uma obra delicada e sensível, com o poder de partir o coração dos leitores com sua sinceridade e cenas perturbadoras. Quando os familiares das vítimas ganham voz, relatando o desespero e a dor do luto, o texto ganha um caráter tão introspectivo que é fácil entender por que essa obra ganhou tamanho destaque. Embora a maioria das mídias destaque o assassino e os detalhes do crime, em Vítima: O Outro Lado do Assassinato o leitor encontrará aquilo que mais importa: a história de pessoas.
Por mais que o crime tenha recebido grande espaço na mídia da época, Gary Kinder trabalha em uma obra que, por fim, entrega ao mundo a realidade do que acontece com as famílias e todas as vidas que estão ao redor de um acontecimento tão cruel. Com uma narrativa habilidosa e empática, Gary conduz o leitor ao âmago da vítima e de seus familiares, trazendo à tona sentimentos pungentes acerca da vida, da morte e do que resta após um crime tão violento e perverso.
Vítima: O Outro Lado do Assassinato chega ao catálogo da DarkSide® Books estimulando o leitor a refletir sobre a história dessas vidas, o papel da mídia na cobertura desses eventos, o sofrimento dos familiares e sobre o olhar cuidadoso que deve ser lançado em direção a obras de true crime.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados