25 de março de 2024

{Resenha} Herdeiras do Mar

Hoje a resenha é sobre o livro "Herdeiras do Mar" de Mary Lynn Bracht.

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu já tinha visto algumas resenhas desse livro e ficado bastante curiosa, mas sinceramente, não sei porque eu demorei tanto para ler. 

Hana é uma menina que ama o que aprendeu a fazer, sendo uma haenyeo, uma mulher do mar, ela busca o alimento junto com a sua mãe, que aprendeu a função com a sua avó e que assim que sua irmãzinha crescer também aprenderá. 

A única coisa que Hana sabe é que a Coréia já estava sob ocupação Japonesa e não pode, de jeito nenhum, ficar sozinha com um soldado japonês. Assim como se arrisca todos os dias em busca de alimento no mar, Hana se arriscou para salvar o seu bem mais precioso, sua irmã Emy, das garras de um soldado e no fim, ela acaba sendo capturada. 

E aí vamos acompanhando as narrativas de Hana em 1943 e de Emy em 2011. É comovente vir como essas meninas sofreram nessas guerras e o quanto o governo japonês quis abafar. Além disso, a guerra deixou marcas em muitas pessoas e famílias, é bem triste de acompanhar.

Hana vai narrando desde o momento em que foi capturada, da como é abusada de diversas formas e como a violência deixa marcas profundas nas pessoas. Hana externa muitas vezes a necessidade de não estar mais naquele lugar, de querer morrer e não tem como julgá-la por isso. Ao mesmo tempo, vamos acompanhando o sofrimento da família de Hana, que não tem esperanças de encontrá-la viva. É genuíno a maneira como sua irmã se revolta com a mãe, pelo simples fato dos pais não irem atrás de Hana, é desesperador. 

Emy sofreu outras formas de violência e o trauma e a dor foram carregadas por décadas a fio. A forma como teve a sua adolescência ceifada por conta da guerra é de querer chorar. A cada página, vimos o quanto o seu sofrimento está enraizado nela. Ela se tornou uma mulher amarga e triste, se sentia culpada e ao mesmo tempo em dívida com a sua irmã. 

Não tem como não se comover com a leitura desse livro. É uma leitura que deixa muitos questionamentos, raiva, compaixão e afeto por todas as mulheres que sofreram na mão desses militares em tempos de guerra e que sofrem até hoje com as marcas da violência deixada. 

Então, se vocês não leram esse livro, estão esperando o que para ler? Ele é simplesmente um tapa nas nossas caras e de como não devemos mais tratar as mulheres. 

E se você é sensível, esse livro contém cenas de abuso, violência e morte. 


Onde ComprarAmazon

Título: Herdeiras do mar
AutorMary Lynn Bracht
Editora: Paralela
Páginas: 304

Sinopse: A história comovente e desconhecida das mulheres coreanas na Segunda Guerra Mundial ganha vida neste romance épico, profundo e sensível sobre duas irmãs e um amor capaz de atravessar gerações.''Sempre olhe para a praia quando voltar à superfície, senão você pode perder o norte'', a mãe disse, virando o rosto de Hana para que ela enxergasse a terra. Na areia, sua irmã estava sentada, protegendo os baldes que continham a pesca do dia. ''Procure sua irmã depois de cada mergulho. Nunca se esqueça disso. Se puder vê-la, você estará segura.''
Quando Hana nasceu, a Coreia já estava sob ocupação japonesa, e por isso a garota sempre foi considerada uma cidadã de segunda classe, com direitos renegados. No entanto, nada diminui o orgulho que tem de sua origem. Assim como sua mãe, Hana é uma haenyeo, ou seja, uma mulher do mar, que trabalha por conta própria seguindo uma tradição secular. Na Ilha de Jeju, onde vivem, elas são as responsáveis pelo mergulho marinho - uma atividade tão perigosa quanto lucrativa, que garante o sustento de toda a comunidade.
Como haenyeo, Hana tem independência e coragem, e não há ninguém no mundo que ela ame e proteja mais do que Emi, sua irmã sete anos mais nova. É justamente para salvar Emi de um destino cruel que Hana é capturada por um soldado japonês e enviada para a longínqua região da Manchúria.
A Segunda Guerra Mundial estava em curso e, assim como outras centenas de milhares de adolescentes coreanas, Hana se torna uma ''mulher de consolo'': com apenas dezesseis anos, ela é submetida a uma condição desumana em bordéis militares. Apesar de sofrer as mais inimagináveis atrocidades, Hana é resiliente e não vai desistir do sonho de reencontrar sua amada família caso sobreviva aos horrores da guerra.
Em Herdeiras do mar, Mary Lynn Bracht lança mão de uma narrativa tocante e inesquecível para jogar luz sobre um doloroso capítulo da Segunda Guerra Mundial ainda ignorado por muitos.


Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados