Hoje a resenha é sobre o livro "Quarto de Despejo: Diário de uma favelada" de Carolina Maria de Jesus.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Esse é um livro que eu estava para ler faz um tempo e já aproveitei o início do ano para o favor. Carolina escreve de maneira temporal, vai pontuando as datas de acordo com o que acontece.
O livro se inicia com a dificuldade de se conseguir achar comida, ela é catadora de papel e muitas vezes tem que parar pois está com fome. A data é o aniversário da filha Vera e a dificuldade em comprar um par de sapatos para a menina. Carolina reclama das situações em que passa junto com os filhos, reclama da favela e das dificuldade enfrentadas, reclama da fome que maltrata e dos vizinhos fofoqueiros. São tempos difíceis para os mais pobres.
Na favela do Canindé muitos chegam e vão embora. Carolina vê a oportunidade quando um jornalista lê seu diário e fala para ela que é possível se conseguir dinheiro com o que está escrito. Mãe de três filhos, tenta a todo custo manter o sustento e a educação das crianças, mesmo com todas as barreiras sociais.
Quarto de despejo é um livro que te leva a reflexão. Ao escrever todos os dias sobre o dia-a-dia, a autora nos leva de volta a esse tempo, em uma cidade de São Paulo com muitos migrantes e acesso difícil, as favelas foram crescendo e se expandindo dentro da cidade.
A escrita da Carolina é singela e bem fluida, o que eu gostei e acredito que foi um fato bem assertivo, foi a edição deixar os erros ortográficos da autora, isso nos leva mais pertinho do que foi a autora e de como ela pensava. Ainda sim, a Carolina sempre falava pros vizinhos que preferia ler a cuidar da vida das pessoas e ela o fez de uma forma genuína.
Poder vislumbrar um pouquinho de toda a sua angústia e sofrimento para tentar dar um futuro melhor aos seus filhos, me deixa bem reflexiva. A autora também fala das promessas dos governantes e de como tudo era dito para angariar votos.
Eu gostei bastante da leitura e com certeza a indicarei, porque é um livro que traz uma reflexão até os dias de hoje. A força e a garra da autora faz com que pensamos sobre o acesso da população a leitura ou até mesmo a educação. A autora sabia ler, mas quando falava para seus vizinhos, todos ficavam chocados, o que naquela época a gente até entende, mas sabemos que ainda hoje existem muitas pessoas que não tem acesso a leitura, não sabem ler e escrever e isso é bem triste. E essa, com certeza, deveria ser uma leitura obrigatória.
Então, se vocês não leram esse livro, leiam! E venham me falar o que acharam.
Onde Comprar: Amazon
Título: Quarto de Despejo: diário de uma favelada
Autor: Carolina Maria de Jesus
Editora: Ática
Páginas: 200
Nenhum comentário:
Postar um comentário