Hoje a resenha é sobre o livro "Eu sou o Mau" de Ana Gabriela Lopes Pimentel.
![]() |
| Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Eu comecei a ler essa história e já sabia mais ou menos qual seria o contexto, mas achei ele tão sensível que vale a pena escrever um pouco sobre o que o livro trata.
Quando a gente lê o título, não imagina que a história gira em torno de um menino, que se chama Maurício e que está dentro do Transtorno do Espectro do Autimo (TEA). Entretanto, para além de diagnóstico, Mau é um menino que gosta de brincar, de se balançar, que fala pouco e por isso as pessoas o acham estranho, mas ele entende o que as pessoas cochicham perto dele.
Ao mesmo tempo, ele fica feliz e a forma com que demonstra é agitando os braços. Isso causava constrangimento para os pais, mas hoje entendem que é uma maneira do Mau se expressar.
E são tantas coisas, que não conseguimos entender, quando a criança apresenta um diagnóstico, que esquecemos que aquela criança é uma criança, que precisa brincar, interagir com outras crianças com deficiência ou não, estar no ambiente escolar, estar com adultos.
Entender que o diagnóstico não deveria moldar a maneira como essa criança é tratada na sociedade também é importante.
A autora traz isso de uma forma fluída e sensível as questões do TEA. Mau é um menino que quer brincar, quer pular, quer ser feliz, e em muitas das vezes apresentará algumas dificuldades, mas que os seus responsáveis possam orientá-lo da melhor maneira possível. E que ele não seja excluído dos espaços, só por ter um diagnóstico.
Vamos tentar olhar com olhos menos julgadores e mais inclusivos para as nossas crianças com deficiência.
Eu adorei a leitura e você também vai gostar.
Onde Comprar: Amazon
Título: Eu sou o Mau
Autor: Ana Gabriela L. Pimentel
Editora: Albatrozinho
Páginas: 16


Nenhum comentário:
Postar um comentário