11 de janeiro de 2026

{Resenha} A Vegetariana

 Hoje a resenha é sobre o livro "A vegetariana" de Han Kang. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu comecei a ler esse livro despretensiosamente, estava de férias e queria uma leitura rápida, mas me enganei no "rápida". 

O livro é dividido em três partes. Na primeira parte, vamos conhecer a história de Yeong-hye pelos olhos do seu marido. Um homem totalmente acomodado e pragmático, não entendo o porquê a esposa parou de comer carne. A narração é um tanto desesperadora, pois ele a trata tão mal, só pelo fato dela não seguir os padrões da sociedade, que a gente passa a querer acolher essa mulher. 

A segunda parte é narrada pelo cunhado de Yeong. Um artista que se torna obcecado pelo corpo magra e sem forma da cunhada, por acreditar que ela possa virar uma tela viva na imaginação dele. 

A forma como esse homem a trata, também denota como os homens viam as mulheres: como mero objetos. É bem assustador e triste ao mesmo tempo.

A terceira parte é narrada pela irmã de Yeong-hye. Conseguimos ver o que a culpa e a dor não faz com uma pessoa. As duas estão em momentos distintos, mas compartilham de traumas e tentam superar cada uma a sua forma. Yeong não quer mais comer e quer se tornar uma planta, sua irmã acha que mantendo o contato e tentando alertá-la sobre as coisas da vida, a outra possa mudar de ideia. Ao mesmo tempo que a irmã da protagonista se vê com raiva e querendo enterrar suas dores. 

Vimos ao longo da leitura, que Yeong não tem voz ativa, ela sempre é vista e criticada pelas pessoas que a narram, através do seu silêncio, que é narrado pelos outros personagens podemos observar uma forma de protesto. Não seria só o fato de não comer carne, mas a opressão pelo padrão, por seguir regras, por ser mulher. Vimos que Yeong luta por muitas causas, mas é sempre mal compreendida e criticada pelos seus. 

O livro nos faz refletir sobre a rebeldia refletida no corpo feminino, a forma frágil que a mente age sobre as pressões impostas pela sociedade e o preço de sair de um sistema tão sufocante, principalmente para a mulher que tem um papel a cumprir em uma sociedade extremamente patriarcal e machista. Lembrando que o livro é uma obra sul-coreana. 

Apesar de curto, é uma obra intensa, que nos faz refletir sobre o papel da mulher na sociedade e o que acontece quando ela rompe barreiras. Vale muito a pena a leitura. 

Onde Comprar: Amazon


Título: A vegetariana 
Autor: Han Kang
Editora: Todavia 
Páginas: 176

SinopseA vegetariana, romance perturbador e único, tem sido apontado como um dos livros mais importantes da ficção contemporânea – e uma introdução à fecunda literatura produzida na Coreia do Sul. 

"… Eu tive um sonho", diz Yeonghye, e desse sonho de sangue e escuros bosques nasce uma recusa vista como radical: deixar de comer, cozinhar e servir carne. É o primeiro estágio de um desapego em três atos, um caminho muito particular de transcendência destrutiva que parece infectar todos aqueles que estão próximos da protagonista. A vegetariana conta a história dessa mulher comum que, pela simples decisão de não comer mais carne, transforma uma vida aparentemente sem maiores atrativos em um pesadelo perturbador e transgressivo. Narrado a três vozes, o romance apresenta o distanciamento progressivo da condição humana de uma mulher que decidiu deixar de ser aquilo que marido e família a pressionaram a ser a vida inteira. Este romance de Han Kang tem sido apontado como um dos livros mais importantes da ficção contemporânea. Uma história sobre rebelião, tabu, violência e erotismo escrita com a clareza atordoante das melhores e mais aterradoras fábulas. Esta tradução, diretamente do coreano, restitui o estranhamento da obra original.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados