31 de julho de 2016

{Resenha} Essa Menina : De Paris a Paripiranga

Hoje a resenha é sobre o livro "Essa Menina" de Tina Correia

Eu li esse livro para participar de um Clube de Leitura e vou contar para vocês o que achei da história.


O livro trás as memórias de Esperança, uma senhora que conta as suas histórias para que não esqueça delas. Ela narra fatos importantes de uma família nordestina, as comidas, as crenças e os medos entre os meados de 1930 a 1960, que marcaram a Era Vargas até a Ditadura Militar no país.


Esperança era conhecida como Essa Menina e aí explica o nome do livro.


Essa Menina trás marcos importantes em cada fase, como a promessa que sua Tia fez se seu pai saísse da prisão. O momento da primeira comunhão e o entendimento depois de um tempo do que é a fé e como acreditar em algo que não se pode ver.
A cultura das festas juninas na região, que eram muito ricas e tudo muito bonito.

As ideias de Essa Menina e os seus pensamentos nos fizeram mergulhar na sua história e ao mesmo tempo nos questionar sobre esse tempo que era, ao mesmo tempo tão castigante para os mais vulneráveis ainda sim tudo era resolvido e envolvido em família. 

No contexto geral do livro eu gostei, no início achei a leitura bem arrastada e bem cansativa, mas no decorrer pude observar as culturas e todo o contexto histórico envolvendo a família de Essa Menina, pois sendo o pai Comunista ele vivia preso e ela não se conformava. Sentia muita saudade do pai, mas sempre esperava ele sair da prisão. 

Outro fator que me deixou confuso, era que a Esperança ia e voltava nas histórias, mas isso não foi um ponto ruim, pois enquanto narrava, ela ia se lembrando de fatos e já ia emendando uma história na outra. 

De modo geral, é um livro que pessoas mais velhas se identificam bastante, por toda a história e as narrativas, nos remete a infância e nos faz lembrar de situações que nós passamos. 

Se você gosta de livros de memória, leia esse livro e se não gosta leia assim mesmo, pois irá sair da sua zona de conforto. 

Embarquem comigo nessa aventura de Paris a Parapiranga. 

Livro: Essa Menina
Autor: Tina Correia
Gênero: Drama
Editora: Alfaguara/Objetiva
Páginas: 272
Sinopse: Durante muito tempo, ninguém soube o verdadeiro nome de Esperança. Para todos, ela era Essa Menina. Decidida a reunir num livro as memórias de sua infância, ela desperta a criança curiosa que vivia a escutar a conversa dos adultos. Ao descrever as festas, as comidas e as brincadeiras no quintal, revela ao leitor, ainda que sob a perspectiva infantil, os anseios, fragilidades e sonhos dos que estavam à sua volta. 
Os grandes eventos políticos dos anos 1930 a 1960 são o pano de fundo dessas dramáticas e emocionantes histórias. Ora testemunha, ora protagonista, é a menina de olhos grandes e curiosos quem nos conduz por essa narrativa quase mítica, ambientada no interior do Nordeste.



Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados