6 de janeiro de 2019

{Resenha} A amiga de Leonardo Da Vinci

Hoje a resenha é sobre o livro "A amiga de Leonardo Da Vinci" de Antonio Cavanillas de Blas.


O livro conta a história de Cecília Gallerani, que foi retratada por Leonardo Da Vinci na pintura renascentista Dama com arminho
Confesso que quando comecei a ler o livro, fiquei bem empolgada, por adoro esses livros históricos que contam a vida da pessoa. 

Cecília já era uma criança muito bonita e tinha um talento para as artes. Recebeu aulas de Leonardo, na época em que pintou vários quadros famosos, mas não imaginava que se tornaria um ícone da pintura. 

Leonardo se aproximou bastante de Cecília e a viu se desenvolver de uma menina para uma mulher que sabia muito bem o que queria. Desde cedo, Cecília era convicta de que não se casaria com qualquer um, e chegou a esconder a sua primeira menarca da família para não se casar com um homem muito mais velho que ela na época (com 13 anos).

Conhecida pelo seu talento e também por ser durante um tempo amante de Ludovico Sforza, o Mouro, e Duque de Milão. 

A menina que cativou os olhares e o amor de Ludovico, viu se tornar mulher e amadurecer com ele. Cecília já era uma mulher muito a frente do seu tempo, em relação ao seu corpo, aos seus desejos e aos anseios sobre o futuro. Cultivou a amizade com Leonardo até o momento em que ele saiu da Itália e foi para França. 

Leonardo fez o quadro da Dama com arminho quando Cecília tinha 17 anos, no auge de sua juventude e beleza. Uma de suas obras mais lindas, hoje pode ser visitado no museu Czartoryski na Cracóvia, Polônia. 

Um livro que acaba contando a vida das pessoas mais influentes da época. Uma época onde os casamentos eram arranjados pela família, a mulher não tinha voz e existia escravidão. Época de muitas guerras e muitas mortes, principalmente de mulheres no parto. 

Apesar de ser um começo de leitura bem arrastado, o livro é muito importante para entendermos o que aconteceu naquela época, na Itália. Gostei bastante da fluidez e da escrita.

Então, para você que ainda não leu esse romance histórico, tá perdendo o seu tempo por quê? Vem embarcar nessa viagem no tempo. 


Título: A amiga de Leonardo Da Vinci
Autor: Antonio Cavanillas de Blas
Editora: Contexto
Páginas: 256
Sinopse: A amiga de Leonardo da Vinci é o relato de uma mulher extraordinária, que viveu em uma das épocas mais apaixonantes da História e foi próxima de um dos homens mais fascinantes de todos os tempos. Cecília Gallerani teve a coragem de desprezar um casamento arranjado, tornou-se amante do poderoso Duque de Milão, teve contato com reis, nobres, artistas, religiosos e inventores, presenciou ascensão e queda de reinos. A saga única de uma mulher livre em plena Itália Renascentista.
*Dama com arminho, que enfeita a capa deste livro, é uma pintura importante de Leonardo da Vinci que retrata Cecília Gallerani. O quadro é menos conhecido por não estar em um dos grandes museus, mas em Cracóvia, na Polônia. Apesar disso, é considerado por especialistas como sendo do mesmo nível de obras mais famosas de Da Vinci, como a própria Mona Lisa, exposta no Museu do Louvre em Paris. Dama com arminho é a inspiração e o ponto de partida do escritor madrilenho Antonio Cavanillas de Blas, autor deste livro delicioso, que se lê de um só fôlego.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

2 comentários:

  1. Muito interessante o livro. Não gosto muito quando começa meio arrastado, mas faz parte.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ele parece que não vai engatar e quando você vê, está lá ligada para saber o que vai acontecer. É muito bom.

      Excluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados