18 de junho de 2019

{Resenha} A pequena Sereia e o Reino das Ilusões

Hoje a resenha é sobre o livro "A pequena Sereia & o Reino das Ilusões" de Louise O'Neill.


Quando eu vi o lançamento desse livro, fiquei fascinada pela capa e pelo design dele. Um livro com uma diagramação tão bonita que estava ansiosa para a leitura. E confesso, que a leitura não deixou nada a desejar.

Quando eu era criança, sempre ouvia sobre as princesas, porém a Pequena Sereia foi uma que nunca achei nada demais. Acreditava, naquela época que, como uma mulher, metade peixe e metade sereia, largaria tudo para tentar a felicidade como uma humana? Não entendia muito bem, mas hoje ao finalizar a leitura desse livro, consigo entender todos os questionamentos que eu tinha e como criei uma ilusão na minha cabeça também.

Muirgen, ou Gaia, para os mais íntimos, é a sexta filha do Rei dos Mares. Uma jovem muito bonita com um  grande talento: a música. Porém, Gaia é uma menina muito sonhadora e ao ir para a superfície depois de completar quinze anos, fica encantada por Oliver. Ela tenta de tudo para se livrar das garras de Zale, a qual foi prometida em casamento quando completasse dezesseis anos.

Zale é um senhor de idade e faz de tudo para ter a sereia mais bonita do seu lado e conquistar o fundo do mar. O pai de Gaia sempre impôs um padrão de beleza e as meninas foram muito cobradas disso. 
Por tentar fugir um pouco desse padrão, e com medo de sofrer nas mãos de Zale, Gaia faz uma escolha que pode custar a vida dela.

O ponto alto do livro é quando Gaia já é uma humana e tenta se manter naquela situação, mesmo com todas as dificuldades vivenciadas. Uma crítica ao padrão de beleza, a cobrança da sociedade em torno da mulher perfeita, é feita. Além disso, temos várias nuances no livro que nos faz pensar e criticar sobre temas importantes como homossexualidade, violência contra a mulher, abuso sexual e tantos outros que me fizeram admirar muito a escrita da autora.

A Gaia é uma protagonista bem sonhadora, uma adolescente que acredita que seus sonhos um dia irão se realizar e se vê rodeada de pessoas que não a ajudam a desconstruir essa ideia. Foi bem angustiante vir por tudo que ela teve que passar, para de fato entender o que é o mundo real. Uma personagem bem importante no livro e que não seja valorizada é a Eleanor, mãe do Oliver. Ela entende os desejos de Muirgen e sabe de fato no que a menina está se metendo, por conhecer muito bem seu filho e por ter passado pelo mesmo processo que Gaia está passando, só que com seu marido.

A leitura é bem interessante. O livro vem para questionar muitas questões da sociedade atual, de uma forma sutil. Eu adorei a leitura. Leia de mente e peito aberto, porque você pode se surpreender bastante. 

Vem embarcar nessa fantasia do fundo do mar.


Título: A pequena Sereia e o Reino das Ilusões
Autor: Louise O'Neill
Editora: DarkSide Books
Páginas: 224
Sinopse: TUDO PARECIA CALMO E COMUM NA SUPERFÍCIE... MAS NO FUNDO ERA O INICIO DE UMA REVOLUÇÃO!
Esqueça as histórias sobre sereias que você conhece. Esta é uma história diferente — e necessária. E tudo começa no fundo do mar. Com uma garota chamada Gaia, que sonha em ser livre de seu pai controlador, fugir de um casamento arranjado e descobrir o que realmente aconteceu à sua mãe desaparecida.
Em seu aniversário de quinze anos, quando finalmente sobe à superfície para conhecer o mundo de cima, Gaia avista um rapaz em um naufrágio e se convence de que precisa conhecê-lo. Mas do que ela precisa abrir mão para transformar seu sonho em realidade? E será que vale a pena?
A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões chega para trazer um pouco mais de contos de fadas para a linha DarkLove, da DarkSide® Books. Mas não do jeito que você espera; aqui, a história original de Hans Christian Andersen — e também suas versões coloridas e afáveis em desenhos animados — é reimaginada através de lentes feministas e ambientada em um mundo aquático em que mulheres são silenciadas diariamente — um mundo que não difere tanto assim da sociedade em que vivemos.
No reino de ilusões comandado pelo Rei dos Mares, as sereias não recebem educação, não têm direito de fala, devem se encaixar em um padrão de beleza impossível e sempre sorrir. É neste cenário que a autora irlandesa Louise O’Neill apresenta uma história sobre empoderamento e força feminina. Com narrativa e olhar afiados, a autora ainda desenvolve aspectos do conto original que passaram batido, como o relacionamento de Gaia com as irmãs e as camadas complexas da Bruxa do Mar.
A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões, que chega ao mundo acima da superfície da água com o padrão de qualidade que virou marca registrada da DarkSide® Books, mostra como, em um reino comandado pelo patriarcado, ter uma voz é arriscado. Mas também como querer usá-la é uma atitude extremamente poderosa e valiosa. Ainda mais em tempos tão sombrios.






Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Gabriele, no site da editora tem a opção de comprar tb. Segue o link para a compra.

      Darkside books: https://www.darksidebooks.com.br/

      Excluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados