28 de dezembro de 2019

{Resenha} Estados Unidos na Prática

Hoje a resenha é sobre o livro "Estados Unidos na Prática" de Virgilio Galvão.

Foto retirada de Arquivo Pessoal
Virgilio é paulistano, se formou em Rádio e TV pela FAAP e trabalhou como editor em produtoras independentes e algumas emissoras de TV. Mudou-se para Nova York em 2015 e traz através do livro, sua experiência e vivência na terra do tio Sam. 

O autor separa o livro por tópicos, então a introdução já é bem rica, pois ele aborda os motivos de não se gostar do país e/ou porque morar em um país que ainda tem tantos problemas, apesar de ser desenvolvido?

Virgilio pontua alguns fatores como: a expectativa de vida é mais baixa dentre os países de primeiro mundo, a saúde não é lá essas coisas, as universidades em sua maioria são pagas e você tem que trabalhar arduamente para ter alguma coisa na vida. Afinal, para o americano, tempo é dinheiro, por isso, muitos dos direitos trabalhistas que a gente tem, eles não conseguem nem imaginar como seja. E ainda assim, muita gente, imigrantes e nativos amam os Estados Unidos. 

As eleições deles é uma bagunça, mas o voto não é obrigatório e isso acaba facilitando o entendimento das pessoas em votar, em um voto um pouco mais consciente. Os adolescentes são cobrados desde cedo para irem muito bem na escola e até conseguir um incentivo esportivo, pois só assim conseguem fazer uma boa faculdade e tentar se inserir no mercado de trabalho. Ainda assim, é muito difícil porque por mais que existam faculdades públicas, você ainda paga uma porcentagem. Eu achei bem complexo. 
Foto retirada de Arquivo Pessoal
Agora, por que que as pessoas ainda querem viver nesse país, sabendo que existem inúmeros  problemas? Esse questionamento eu sempre me faço, porque o Brasil é muito rico em muitos aspectos, mas a segurança é algo que incomoda aqui, principalmente como mulher. Além disso, a corrupção é algo que deixa a população de mãos atadas. Fazer algo errado aqui no Brasil é fácil e muitas das vezes as pessoas não são punidas. Isso é bem desgastante e triste ao mesmo tempo. 

Virgilio pontuou tudo isso e não se arrepende da escolha que fez. Achei bem interessante o seu ponto de vista e deu até uma vontadinha (bem pequena) de se aventurar rs. 
Eu gostei bastante do livro, de uma forma didática e simples, o autor fala de todos os pontos positivos e negativos de se viver em um outro país. A leitura foi bem fluida e rápida. 

Apesar de ser um tema bem pontual, acho importante no momento de governo que estamos hoje, sabermos dos prós e contras de sair do Brasil, afinal ninguém sabe o dia de amanhã. 

Vem embarcar nessa não-ficção que fará você ficar bem curioso como é se morar fora.

*Livro cedido em parceria com a Editora.

Onde Comprar: Amazon
Título: Estados Unidos na Prática
Autor: Virgilio Galvão
Editora: Contexto
Páginas: 254
Sinopse: Mais de um milhão de brasileiros vive atualmente nos eua e um número bem maior deles sonha em, um dia, tentar a vida por lá. Vale a pena? Como será de verdade, e não em sonho, a vida naquele país? Virgilio Galvão, brasileiro radicado em Nova York, mostra neste livro o que é necessário saber para entender essa nação que tanto nos fascina: os Estados Unidos vistos de dentro e desvendados nos detalhes mais íntimos, de sua estrutura ao seu cotidiano. Dos empregos ao sistema médico, da comida à educação dos filhos, este livro orienta quem quer saber em que viver lá é diferente de viver aqui.



Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados