2 de dezembro de 2019

{Resenha} Feminismo & Príncipes Encantados

Hoje a resenha é sobre o livro "Feminismo & Príncipes Encantados" de Fernanda Breder.


Eu vi a capa desse livro e já achei a temática bem interessante. Tentar entender o que é a representação das princesas da Disney e como isso nos afeta até hoje, era algo que eu sempre pensei.

A Fernanda fez uma pesquisa sobre a história das princesas na Disney, desde a primeira e mais clássica - Branca de Neve -, até uma das últimas considerada contemporânea - Elsa do Frozen - que vem para quebrar um pouco o paradigma de que o amor verdadeiro é constituído de homem e mulher.

Eu achei bem interessante alguns pontos abordados pela autora. Um desses pontos é sobre a maioria das histórias serem recontadas, sempre baseadas em um conto clássico. Somente um filme tem um enredo original e é "Valente" com a nossa Princesa Merida. Valente foi feito pelos estúdios Pixar, e posteriormente a Disney o comprou.

Um outro ponto interessante levantado na pesquisa é que todas essas princesas são sozinhas, não tem amigas para compartilhar ideias, emoções e a maioria aguarda o momento de encontrar o príncipe encantado. Achei bem interessante, pois até hoje a sociedade patriarcal acredita que não há amizade verdadeira entre mulheres e que nós vivemos em uma competição constante. O que já está mudando um pouco, visto que as mulheres estão cada vez mais se apoiando em prol de uma luta conjunta.

Eu gostei da leitura. Achei que a Fernanda poderia ter abordado um pouco mais sobre os pontos que ainda fazem com que acreditamos que exista um príncipe encantado. Essa ideação de que o feliz para sempre só acontece se você tem alguém ou se existe um casamento já caiu por terra faz um tempinho, porém muitas meninas ainda vivem esse "conto de fadas" que é alimentado pela família. Então, começar a desconstruir isso é um trabalho de formiguinha.

A leitura desse livro é super rápida, então, se você está aí sem fazer nada e quer ler um tema super importante, vem ler e compartilha comigo o que achou!

Onde Comprar: Amazon
Título: Feminismo & Príncipes Encantados
Autor: Fernanda Breder
Editora: E-galáxia
Páginas: 101
Sinopse: No bojo de um verdadeiro renascimento do movimento feminista a partir das mídias sociais, um grupo de “meninas” resolveu reler as histórias das princesas da Disney a partir das questões teóricas levantadas pelo conceito de gênero. “Ninguém nasce princesa, torna-se”, diriam, parafraseando Simone de Beauvoir.Com seu estudo “Feminismo e príncipes encantados: a representação feminina nos filmes de princesa da Disney”, desenvolvido em 2013, Fernanda Breder foi a pioneira dessa linha de estudos dentro da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu trabalho repercutiu e inspirou outras pesquisas sobre as princesas, abordando novos aspectos, como o novo papel reservado às vilãs e a representação da mulher oriental nesses desenhos. (...)
Dividido em “princesas clássicas”, “princesas rebeldes” e “princesas contemporâneas”, o trabalho de Fernanda desconstrói a ideia de que este imaginário construído pela Disney seja monolítico. Pelo contrário, mostra que, até por necessidade de alcançar uma audiência cujos valores estão em constante mutação, pode ser contextualizado e historicizado. A dona de casa exemplar Branca de Neve cede lugar à guerreira Valente, que se recusa a casar.'
Trecho do prefácio escrito por Cristiane Costa, Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ.
O livro inclui ainda um estudo sobre as personagens Elsa e Anna, do filme “Frozen”.



Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

2 comentários:

  1. Oi, Denise! Vi seu link lá no nosso grupo e vim correndo conferir, porque foi justamente isso que vc disse, tanto o título quanto a capa despertaram a minha atenção. Pelo que vc escreveu, me parece um livro infanto-juvenil. Estou certa? Se sim, fico feliz em saber que coisas estão sendo feitas para que as meninas tenham contato com o Feminismo de forma leve e atenciosa.

    Bom, se eu estiver certa quanto a faixa etária, pode ser esse o motivo da autora não ter tocado em pontos mais profundos. No mais, parabéns pelo conteúdo rico e especial que vc sempre traz.

    Bjocas!
    Neila Bahia ♥️
    neilabahia.com | @neilabahia.com_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neila, obrigada pelo carinho. Olha, a leitura não é muito voltada para infanto juvenil, mas pode ser que ela tenha tentado mesmo e errou um pouco a mão. Precisamos falar disso em todas as faixas etárias, e, principalmente com os jovens, não é mesmo? Contudo, é sim uma leitura leve e vale a pena.

      Bjs

      Excluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados