26 de dezembro de 2019

{Resenha} Não era você que eu esperava

Hoje a resenha é sobre o HQ "Não era você que eu esperava" de Fabien Toulmé. 
Foto retirada de Arquivo Pessoal
Eu tinha lido poucas histórias em quadrinho autorais, mas esse especificamente me foi indicada e fiquei bastante surpresa do quanto eu gostei. 

Fabien é casado com uma brasileira e após estarem grávidos do segundo filho começam a rotina de exames e pré-natal. Pela cabeça de Fabien passa muitas coisas, mas como o primeiro trimestre ocorre bem e sem surpresas, o casal decide voltar para a França, local de origem de Fabien. E criar as duas crianças por lá. 

O que Fabien não esperava é que a Julia, que foi tão idealizada pelo casal, recebesse o diagnóstico de Síndrome de Down. O mundo dele desmorona e lidar com a doença é algo bem doloroso, no início. 
Foto retirada de Arquivo Pessoal
Só que o Fabien começa a enxergar a Julia como sua filha e não como uma pessoa com deficiência, somente. E isso, vai tornando a relação dos dois mais estreita e forte. O amor virá com o tempo e lidar com os preconceitos internos e o dos outros é um processo que passará por cada fase do desenvolvimento infantil de Julia. 

Patricia, esposa e mãe da Julia, é bem sensata e consegue lidar com a frustração do casal, pelo simples fato da deficiência. Diferentemente do Fabien, Patricia consegue amar o serzinho no qual deu a luz, desde o momento que a colocaram em seus braços. E, algum tempo depois, o casal explica para Louise, a irmã mais velha, o que a menina tem e o porquê de o seu desenvolvimento ser um pouco mais lento. 

Eu posso falar para vocês que eu amei esse quadrinho. O Fabien consegue colocar em palavras o que é ser pai, ter que amar e aceitar uma pessoa com deficiência, mesmo sabendo que essa é sua filha e que terá que cuidar dela pro resto de sua vida. É tão tocante e tão emocionante a forma como ele expressa esses sentimentos no quadrinho. 

Sabemos que a pessoa com deficiência, em qualquer lugar do mundo, vai ser apontada, olhada como coitadinha, mas temos que entender que é um ser humano, com as suas limitações, tentando lidar com esse mundo louco assim como nós. Então, desmistificar esse tipo de preconceito é o primeiro passo para deixá-los mais autônomos e independentes. 
Foto retirada de Arquivo Pessoal
Eu só posso dizer que se você não leu ainda essa Graphic Novel, pelo amor de Deus, vá ler. 
É tão linda, tão linda, que fica difícil expressar em palavras os sentimentos!

Vem embarcar nesse mundo da deficiência.

Onde Comprar: Amazon
Título: Não era você que eu esperava
Autor: Fabien Toulmé
Editora: Nemo
Páginas: 256
Sinopse: Como lidar com uma filha com deficiência? Nesta graphic novel autobiográfica, Fabien Toulmé fala com emoção, humor e humildade sobre um encontro inesperado de um pai com sua filha que possui Síndrome de Down. O casal enfrenta o nascimento de uma criança especial. É como uma tempestade inesperada, um furacão. Quando a menina nasce com a síndrome, até então não diagnosticada, a vida de Fabien desmorona. Indo da fúria à rejeição, da aceitação ao amor, o autor fala sobre a descoberta de como é ser diferente.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados