21 de outubro de 2020

{Resenha} Autobiografia Precoce - Pagu

 Hoje a resenha é sobre o livro "Autobiografia Precoce - Pagu" de Patricia Galvão.

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Patricia Galvão foi uma mulher emblemática para a história política e o feminismo no Brasil. Ela vivia em São Paulo, morou até os dezesseis anos em uma vila operária na região do Brás. Teve uma infância difícil e teve uma iniciação sexual bem precoce. 

Pagu fala de seus sentimentos, o descobrimento do seu corpo, os desejos e os anseios de uma menina-mulher, que sai em busca dos seus sonhos, mesmo com filho pequeno e marido. Ela não desistiu no caminho e apesar de ser presa inúmeras vezes, manteve forte o desejo de vislumbrar uma sociedade comunista. 

Ao decorrer das linhas, ela relata os perrengues sofridos em prol do partido comunista. As lutas pelas quais teve que passar para conseguir provar que não era uma mulher que usava do seu corpo para conseguir aliados, mas sim do seu intelecto. 

E muitos a olhavam com desejo, mas ainda assim, Pagu não baixou a cabeça e se manteve firme no propósito, que era provar que a sociedade só conseguiria ser justa através do movimento comunista. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Ela foi a primeira mulher perseguida e presa, em Santos. Viajou por muitas cidades e países. Rodou o mundo, mas foi na Rússia, que viu o seu mundo se despedaçar. Em suas últimas linhas ela relata como se desiludiu com o movimento. 

O seu casamento tumultuado com Oswald de Oliveira e as diversas traições não a fizeram desistir de uma amizade com o artista. Ele, sendo pai de seu primeiro filho, Rudá, a apoio e a ajudou em alguns momentos difíceis. 

Patricia viu que ser mulher naquela sociedade era muito difícil, não podia se expressar como de fato queria e tudo era visto como uma forma sexualizada. Ela se viu em uma sociedade machista e era uma mulher muito além do seu tempo. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

O livro é um misto de sentimentos, pois Pagu coloca nas páginas, pensamentos, desejos e sensações, de uma forma clara e muito sincera. Uma leitura rápida que fará você ter uma outra visão de quem foi essa mulher revolucionária, que no fim só queria ser feliz. 

Vem embarcar nesse mundo comunista!

*Livro cedido em parceria com a Editora

Onde Comprar: Cia das Letras
Título: Autobiografia Precoce - Pagu
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 144

Sinopse: Único texto autobiográfico deixado por Patrícia Galvão, “Autobiografia precoce” é um relato emocionante sobre a vida de uma mulher forte, revolucionária e única.
Escrito em 1940, após uma das 23 vezes que Pagu sai da prisão, "Autobiografia Precoce" fala sobre a militância política, os filhos, os relacionamentos e várias outras camadas da vida de uma das mulheres mais emblemáticas do Brasil.
O texto mostra Pagu sem subterfúgios, de forma sincera e corajosa. Do lado pessoal, ela relata sua iniciação sexual precoce e o conturbado casamento com Oswald de Andrade; da vida pública, ela conta sobre a militância no Partido Comunista e o desencanto com o regime soviético.
Patrícia Galvão quase sempre foi vista pela lente masculina: seja por seus relacionamentos ou por como sua arte se comparava à de homens da época. Em "Autobiografia Precoce", não existem intermediários: temos acesso a uma Pagu que escreve sobre si. Um livro essencial para se compreender uma das personagens mais intrigantes da história brasileira.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados