25 de abril de 2021

{Resenha} Uma Terra Prometida

 Hoje a resenha é sobre o livro "Uma terra prometida" de Barack Obama. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Confesso que quando recebi esse livro, surtei. Vocês sabem que eu amo ler biografias e memórias e ter o imenso prazer de ler como foi a vida de Obama até ele chegar na presidência de um país extremamente racista, sendo o primeiro negro a governar uma das maiores nações do mundo, me deixou em êxtase.

Obama nasceu no Havaí, sua mãe era filha única e visionária, já conversava com o filho sobre as questões do mundo e acreditava que ele precisava estudar e ler. E o hábito da leitura ficou, como era um desejo de sua mãe. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

A família deu duro para que ele estudasse em uma escola na Indonésia e depois fizesse curso preparatório para ingressar em uma faculdade. E Obama não decepcionou, cursou Ciência Política pela Universidade da Columbia e Direito em Harvard. Depois de formado, Obama queria trabalhar com as causas sociais, e foi em um escritório que conheceu Michelle, com quem se casaria mais pra frente. 

Na faculdade, Obama era obstinado, ficava estudando e na maioria das vezes em seu quarto com o cigarro aceso. Essa parte do cigarro fiquei meio chocada, porque não sabia que ele fumava. 

Começou a namorar com Michelle e quando já estava dando aulas na Faculdade de Columbia, pensou em se candidatar no Senado de Illinois. Ele ficou no cargo por três mandatos, até que em 2004 sua vida mudaria da água para o vinho. 

As prévias da candidatura a presidência foi bem concorrido e difícil para Obama. O partido Democrata deu um voto de crédito para o candidato, porque ele era diferente, já nas suas posições no Senado. A briga ficou acirrada entre Hillary e ele, mas no fim, ele se tornou o candidato que concorreria a Presidência daquele ano. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

A medida que tenta equilibrar as viagens rumo a candidatura, Obama também tem que alinhar com a sua companheira, como será, caso vença. Michelle estava cansada, pois as prévias foram bem cansativas para o casal com duas filhas pequenas, mas a medida que sua popularidade crescia, Obama viu um maneira de equiparar o seu protagonismo na política e a vida em casa. 

O livro é de uma maneira um apanhado de todos os momentos de Obama, na sua carreira como advogado até se tornar o 44° Presidente dos Estados Unidos da América. Ler a sua história, me fez viajar no tempo e pensar o quanto desejei para que isso acontecesse. Foi muito emocionante, daqui do Brasil, a gente torcer pelo primeiro presidente negro da história dos EUA. Eu comecei a ver o mundo com outros olhos, até 2016. 

O livro é bem detalhado, Obama é bem descritivo em muitas partes, nos faz viajar pelo mundo com ele, nas lutas para exterminar os atentados terroristas, até a assinar um acordo para melhorar o clima mundial. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu fiquei bem tocada, do quanto ele trabalhou para melhorar o país, assim como tantos outros que tentaram também e não só nos EUA, como no mundo. E, como é difícil, tentar agradar a todos, sabendo que no fim, o ser humano é insatisfeito por natureza. As brigas políticas, as fake news vindos de Donald Trump, fizeram com que Obama fosse questionado em relação a sua cidadania, coisa que não aconteceu com outros presidentes brancos. 

É impressionante também o fato do racismo estar incutido nas pequenas coisas que ele passa e como isso pode prejudicar algo coletivo, simplesmente porque o homem é afro-americano. E sim, é real, mesmo o cara sendo o homem mais importante do mundo. 

Depois desse livro, dessa leitura tão densa e tão necessária, não tem como falar para vocês não lerem esse livro, porque é simplesmente perfeito. Eu adorei conhecer o início da trajetória do Obama e já estou ansiosa para ler o segundo dessa duologia. Então, vocês estão esperando o que para começar? Vem embarcar nessa américa desconhecida. 

*Livro cedido em parceria com a Editora. 

Onde ComprarGrupo Companhia das Letras e Amazon

Título: Uma terra prometida
Autor: Barack Obama
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 764

Sinopse: Um relato fascinante e profundamente íntimo da história em formação ― feito pelo presidente que nos inspirou a acreditar no poder da democracia.

No comovente e aguardado primeiro volume de suas memórias presidenciais, Barack Obama narra, nas próprias palavras, a história de sua odisseia improvável, desde quando era um jovem em busca de sua identidade até se tornar líder do mundo livre. Com detalhes surpreendentes, ele descreve sua formação política e os momentos marcantes do primeiro mandato de sua presidência histórica -- época de turbulências e transformações drásticas.
Obama conduz os leitores através de uma jornada cativante, das primeiras aspirações políticas à vitória crucial nas primárias de Iowa, na qual se demonstrou a força do ativismo popular, até a noite decisiva de 4 de novembro de 2008, quando foi eleito 44º presidente dos Estados Unidos, o primeiro afro-americano a ocupar o cargo mais alto do país.
Ao refletir sobre a presidência, ele faz uma análise singular e cuidadosa do alcance e das limitações do poder executivo, além de oferecer pontos de vista surpreendentes sobre a dinâmica da política partidária dos Estados Unidos e da diplomacia internacional. Obama leva os leitores para dentro do Salão Oval e da Sala de Situação da Casa Branca, e também em viagens a Moscou, Cairo e Pequim, entre outros lugares. Acompanhamos de perto seus pensamentos enquanto monta o gabinete, enfrenta uma crise financeira global, avalia a verdadeira face de Vladímir Pútin, supera dificuldades que pareciam insuperáveis para aprovar a Lei de Assistência Acessível (Affordable Care Act), bate de frente com generais sobre a estratégia militar dos Estados Unidos no Afeganistão, trata da reforma de Wall Street, reage à devastadora explosão da plataforma petrolífera Deepwater Horizon e autoriza a Operação Lança de Netuno, que culmina com a morte de Osama bin Laden.
Uma terra prometida é extraordinariamente pessoal e introspectivo -- o relato da aposta de um homem na história, da fé de um organizador comunitário posta à prova no palco mundial. Obama fala com sinceridade sobre a situação delicada de concorrer a um cargo eletivo sendo um americano negro, sobre corresponder às expectativas de uma geração inspirada por mensagens de "esperança e mudança" e sobre lidar com os desafios morais das decisões de alto risco. É honesto sobre as forças que se opuseram a ele dentro e fora do país, franco sobre os efeitos da vida na Casa Branca em sua esposa e em suas filhas e audacioso ao confessar suas dúvidas e desilusões. Jamais duvida, porém, de que no grande e incessante experimento americano o progresso é sempre possível.
Brilhantemente escrito e poderoso, este livro demonstra a convicção de Barack Obama de que a democracia não é uma benção divina, mas algo fundado na empatia e no entendimento comum e construído em conjunto, todos os dias.


Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados