1 de agosto de 2021

{Resenha} Notas sobre o luto

 Hoje a resenha é sobre o livro "Notas sobre o luto" de Chimamanda Ngozi Adichie. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu sou muito fã da escrita da Chimamanda, ela consegue te prender em um capítulo, fazendo com que você avance na leitura, sem perceber que o livro acabou. E com esse livro não é diferente. 

Escrito depois de vivenciar a perda do pai, no meio da pandemia, conseguimos sentir a dor e a tristeza nas palavras da escritora. Podemos entender o que as relações no nosso convívio social e familiar é importante, principalmente em um momento que não podíamos estar tão próximo. Sabemos que a Covid-19 fez muitas vítimas, aqui no Brasil são quase 550 mil mortes e o quanto o luto nesse caso não existiu, você não poder se despedir do seu ente querido é muito doloroso. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

E apesar do pai da Chimamanda não ter sido vítima do Covid, a dor de não vivenciar o luto é a mesma, porque ainda não podemos ter um funeral como antes e a despedida necessária para amenizar a dor da partida. 

Seu pai foi um exemplo para a família e para o país, participou e sobreviveu a uma Guerra, a de Biafra, foi professor durante sua vida inteiro e incentivou os filhos a estudarem e mudarem o curso da história, era o fã número um de sua filha escritora. Foi um marido e pai extraordinário, por isso a sua partida foi um choque para a família. 

Um livro que faz a gente repensar sobre a vida e sobre as nossas relações. Chimamanda nos faz refletir nesse quesito, fazendo muitas correlações da correria da vida e do fato de morar longe de seus pais, aumentar ainda mais a dor da ausência. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

E, não tem como não se emocionar nessa leitura. Um livro que faz você sentir a perda da autora. Eu li super rápido, em um final de semana, porque a escrita da Chimamanda é muito envolvente, então, vem embarcar nessa leitura, que você vai se emocionar também. 

*e-book cedido em parceria com a Editora. 

Onde ComprarGrupo Companhia das Letras

Título: Notas sobre o luto
Autor: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 94

Sinopse: Escrito por uma das maiores vozes da literatura contemporânea, esse livro é um relato não apenas sobre a morte de um pai amado, mas também sobre a memória e a esperança que permanecem com aqueles que ficam.
Escrito após a morte do pai de Chimamanda Ngozi Adichie em junho de 2020, durante a pandemia de covid-19 que mantinha distante a família Adichie, Notas sobre o luto é um poderoso relato sobre a imensurável dor da perda e as lembranças e resiliência trazidas por ela. Consciente de ser uma entre milhões de pessoas sofrendo naquele momento, a autora se debruça não só sobre as dimensões familiares e culturais do luto, mas também sobre a solidão e a raiva inerentes a ele.

Com uma linguagem precisa e detalhes devastadores em cada capítulo, Chimamanda junta a própria experiência com a morte de seu pai às lembranças da vida de um homem forte e honrado, sobrevivente da Guerra de Biafra, professor de longa carreira, marido leal e pai exemplar.

Em poucas páginas, Notas sobre o luto é um livro imprescindível, que nos conecta com o mundo atual e investiga uma das experiências mais universais do ser humano. “Era tão próxima do meu pai que sabia sem querer saber, sem saber inteiramente o que sabia. Uma coisa dessas, temida durante tanto tempo, finalmente chega, e na avalanche de emoções vem também um alívio amargo e insuportável. Esse alívio se torna uma forma de agressão, e traz consigo pensamentos estranhamente insistentes. Inimigos, atenção: o pior aconteceu. Meu pai se foi. Minha loucura agora vai se revelar.”


Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados