5 de novembro de 2021

{Resenha} Killer Clown Profile: Retrato de um Assassino

 Hoje a resenha é sobre o livro Killer Clown Profile: Retrato de um Assassino de Terry Sullivan e Peter Maiken.

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Quando eu era criança, sempre ouvia que um palhaço iria me pegar e me matar, vivia com medo desse tipo de personagem, só não imaginaria nem nos meus piores sonhos, que existia um palhaço e que ele matou mais de 30 jovens. 

John Wayne Gacy era um empresário de sucesso, um amigo para todos os momentos, um chefe inquestionável e um assassino incontestável. 
Frio, calculista e manipulador, John oferecia emprego, bebidas, drogas e dinheiro extra se eles fizessem as coisas sórdidas que ele queria, na maioria das vezes eram desejos sexuais. E o mais impressionante, é que acuados, esses jovens cediam, não sabendo que estavam propensos a nunca mais voltar para os seus lares, com vida. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Gacy passava despercebido, porque conseguiu enganar a todos, inclusive a Polícia. Chegou a ser preso, e foi solto logo em seguida. Casou, teve filho, fazia voluntariado vestido de palhaço, viveu uma vida completamente normal, exceto pelo fato de ter corpos enterrados no vão da sua casa. Os mesmos corpos que ele violentava e matava. Os jovens tinham sonhos, muitos namoravam, eram filhos amorosos e responsáveis. 

Os autores desse livro, trazem de uma forma clara e fluida desde a investigação inicial até a sua condenação no tribunal. 
Os assassinatos aconteceram na década de 70 e ainda chocam os E.U.A. e o mundo. John teve um lar disfuncional, saiu de casa e chegou a casa duas vezes, mas tinha dificuldade em aceitar a sua homossexualidade. Naquela época, era ainda muito pior que hoje. E viu a primeira oportunidade de matar, como um desejo e um impulso. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

O livro nos faz vivenciar a vida desse assassino cruel, e a família desses jovens, que não puderam nunca se despedir. É um relato avassalador, que fará você entender um pouco a mente de um dos seriais killers mais perigoso do últimos tempos. 

Vocês sabem que eu sou suspeita para falar de não-ficção, mas essa aqui está um arraso. A edição da Darkside Books é simplesmente perfeita e os detalhes farão vocês se arrepiarem. Eu super indico essa leitura para quem gosta de violência, crime. Agora se você é sensível, não leia, pois contém detalhes de cenas.  

*Livro cedido em parceria com a Editora. 

Onde ComprarDarkSide Books

Título: Killer Clown Profile: Retrato de um assassino
Autor: Terry Sullivan e Peter Maiken
Editora: DarkSide Books
Páginas: 434

Sinopse: O palhaço Pennywise, de It: A Coisa, é apenas uma ficção macabra perto de Pogo, o alter ego de John Wayne Gacy. Cidadão modelo. Empresário de sucesso. Voluntário do hospital. Um dos assassinos em série mais sádicos de todos os tempos. Poucas pessoas podiam ver o monstro cruel sob a maquiagem colorida de palhaço que Gacy usava para entreter as crianças. Poucas pessoas podiam imaginar o que estava enterrado em sua casa de horrores.
Quando um adolescente desapareceu pouco antes do Natal de 1978, Gacy foi detido e uma equipe de investigadores foi enviada até sua casa com um mandado de busca. Enquanto vasculhavam o local procurando por pistas, toparam com indícios cada vez mais comprometedores e sinistros. O promotor do caso, Terry Sullivan, começava então a maior caçada de sua carreira.
Sullivan reconstruiu a investigação — de registros de violência no passado de Gacy à horrível descoberta de mais de trinta vítimas atribuídas ao assassino e ao chocante relato de testemunhas oculares — para levar o leitor ao centro de um julgamento e seus desdobramentos.
Killer Clown Profile: Retrato de um Assassino, novo livro da linha Crime Scene®, da DarkSide® Books, traz detalhes de investigações e audiências de John Wayne Gacy pela voz de quem caçou e prendeu o assassino em série brutal. Capítulo a capítulo vemos o caso se desenrolar, e as duas faces de Gacy — a do empresário bem-sucedido que ainda encontrava tempo para se dedicar aos interesses da comunidade e aquela que os psiquiatras nomeados pelo tribunal pintaram em seu julgamento — se mesclarem. Raramente é possível fazer um retrato tão profundo e fiel de um monstro.
A história de Gacy veio à tona e perturbou profundamente os moradores de Chicago. Como confiar novamente nas figuras que os rodeavam? O julgamento foi repleto de depoimentos e conjecturas obscenas da defesa, mas terminou com Gacy condenado à morte. Ele aguardou a execução de sua sentença por catorze anos, e usou seu período de isolamento para pintar diversos quadros (palhaços, autorretratos, figuras religiosas e bastante polêmicas), muitos dos quais foram vendidos — outros tantos queimados.
Poucos anos depois da condenação de Gacy, as pessoas viriam a se assustar novamente com palhaços, mas dessa vez na ficção: Stephen King lançou It: A Coisa em setembro de 1986, deixando para sempre a imagem perturbadora do palhaço Pennywise na mente de todos. Apesar de nunca ter confirmado a inspiração, os fãs do escritor de coração assombrado relacionam a origem do personagem com o visual de Gacy. E para quem sofre de coulrofobia, meio sorriso distorcido pela maquiagem excessiva já basta para causar pesadelos.
Killer Clown Profile: Retrato de um Assassino não pode faltar na estante dos darksiders. A Coleção Profile, da linha Crime Scene®, já publicou Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado e BTK Profile: Máscara da Maldade, obras completas para quem quer investigar a mente dos psicopatas. O trabalho de Terry Sullivan e seu coautor, Peter T. Maiken, revelam os detalhes do caso de Gacy com uma narrativa envolvente e informativa que os verdadeiros fãs de true crime apreciam.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados