8 de março de 2022

{Resenha} Lula

Hoje a resenha é sobre o livro "Lula - Biografia" de Fernando Morais. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

E nessa biografia, o autor irá abordar as diversas facetas do ex-Presidente do Brasil. Um nome que ficou conhecido por ser um dos maiores líderes do Sindicalismo no Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva teve seu nome estampado em várias capas de jornais e revistas, depois que foi deflagrado um dos maiores esquemas de corrupção de sua era, o famoso Mensalão. 

Lula chegou a ser condenado pelo ex-Juiz e hoje candidato a presidência do Brasil: Sergio Moro. Lula sempre alegou inocência e depois de suas condenações serem retiradas pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, se tornou um dos maiores nomes para brigar pela presidência ao lado do atual presidente Jair Bolsonaro.

O livro é um apanhado de toda a história do Lula, desde a sua saída com a família de Pernambuco, com sua mãe e seus irmãos. A vida sofrida em São Bernardo do Campo. A passagem pelas metalurgicas e a sua liderança em um dos maiores sindicatos da época. 

Lula conquistou seguidores, que acreditavam na sua força e na preleção. Ele conseguiu dobrar patrão e até mesmo o delegado do Dops, em plena ditadura militar. E até mesmo quando ele foi perseguido e preso, conseguiu se sobressair e lutar pelo trabalhador. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

A fundação do Partido dos Trabalhadores foi um passo largo, no sentido da política, que deu um respiro para a sua luta. Conseguimos identificar a sua força política já no início de sua carreira como metalúrgico. 

Lula era um homem que queria muita coisa e quase perdeu o gosto pela vida quando perdeu seu primeiro amor, sua esposa e seu filho natimorto. O nosso protagonista conseguiu dar a volta por cima, conheceu Marisa, casou novamente e foi um casamento feliz. 

O nosso autor consegue deixar a leitura bem fluida, o que faz com que nós não larguemos a leitura. Eu sempre acho que biografia leva um tempo a mais para leitura, pois tem muito fator histórico, mas esse primeiro volume não deixa nada a desejar. Eu adorei a leitura. Confesso que já estou curiosa para o segundo volume e espero que não demore tanto. 

Vem embarcar comigo na história desse homem que fez história no Brasil. 

*Livro cedido em parceria com a Editora.

Onde ComprarCompanhia das Letras

Título: Lula
Autor: Fernando Morais
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 416    

SinopseA primeira – e aguardada – biografia de vulto de Luiz Inácio Lula da Silva.
Para além de juízos ou paixões, Lula está entre as maiores figuras políticas da história brasileira. Único presidente do país com origens operárias, e campo magnético de um partido profundamente original em suas raízes, exerceu o poder carismático e a influência de modo mais duradouro que qualquer outro homem público no período republicano, salvo talvez Getúlio Vargas - com quem também compartilha a virulência dos adversários.
Desde 2011, Fernando Morais ganhou acesso direto, franco e frequente a Lula. A essas dezenas de horas de depoimentos, somou o faro de repórter e a prosa cativante para compor projeto biográfico que traz um painel do personagem em toda sua grandeza e complexidade.
Em narrativa que faz uso de recuos e avanços cronológicos para manter um ritmo eletrizante, neste primeiro volume Morais vai da infância de Lula até o anulamento de suas condenações, em 2021 – passando pelo novo sindicalismo, as greves do ABC, a fundação do PT e a primeira campanha eleitoral.


Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados