30 de junho de 2024

{Resenha} Aurora: O despertar da mulher exausta

Hoje a resenha é sobre o livro "Aurora: o despertar da mulher exausta" de Marcela Ceribelli. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

E desde que eu comecei a ouvir o Podcast "Bom dia, Obvious" com a própria Marcela, fiquei muito curiosa em ler o seu livro. Ela sempre comentava no podcast e assim tive que investir nessa leitura. 

O livro aborda diversos temas com os quais nos deparamos no dia-a-dia e ainda assim a gente dá pouco valor. A autora vai intercalando questões com as quais passou e convidadas que abordam temas relacionado a busca por um ideal de relacionamento, ansiedades, mundo coorporativo e tantos outros temas que muitas vezes nos tiram o sono e nos deixam inquietas. 

Alguns pontos do livro me chamaram a atenção, como o fato de estarmos exaustas, sim a exaustão chegou para nós mulheres que somos auto suficientes e supostamente temos que dar conta de tudo. Está aí uma grande mentira. Não temos e não precisamos nos sentir obrigadas a dar conta de tudo, porque não somos mulheres maravilhas, como a sociedade gosta de nos pintar. A Marcela conta que já passou por um processo de bornout, por estar trabalhando incessantemente e ainda assim ter que dar conta da casa e do relacionamento.

Outro ponto importante que ela aborda e eu até comprei o livro da autora, é a questão da busca que temos por relacionamento e o quanto esperamos ser escolhidas. Valeska Zanello é pesquisadora da área de Saúde mental e gênero da Universidade de Brasília e ela nos apresenta a Prateleira do Amor. Muitas de nós reclamamos que depois de uma certa idade, ficou mais difícil conhecer pessoas disponíveis e dispostas e em festas, você acaba se deparando com mulheres jovens com homens da sua idade, isso nada mais é do que o padrão de escolha dentro de relacionamentos heteronormativos. 

No livro a Marcela relata que a luta pela sobrevivência social e pelo encontro de afeto faz com que muitas mulheres se sintam obrigadas a representar um papel de "boa", pois não basta você ser escolhida, você precisa manter esse relacionamento. 

Essa questão é tão interessante que me vi pesquisando sobre isso e ao andar no meu círculo social comecei a prestar atenção nas mulheres que estão solteiras e os homens que estão dentro de relacionamento. Dentro da era digital, se você for sincera, se cuidar e inteligente, mas ao mesmo tempo com mais 35 anos, a dificuldade em conhecer alguém será bem maior, se não for uma mulher padrão, branca e novinha. Esse é o topo da prateleira. E vale muito a pena ler também o livro da Valeska. 

Além disso, a Marcela envolve outros temas, e eu amei a leitura. Acredito que refletir sobre esses pontos nos faz analisar a forma como queremos ser tratadas e com quem queremos andar. E assim, caminha a humanidade. 

Se você não leu o livro da Marcela, vai ler! Acredito que não irá se arrepender.  

Onde ComprarAmazon

Título: Aurora: o despertar da mulher exausta
Autor: Marcela Ceribelli
Editora: Harper Collins
Páginas: 288

SinopseEntre paranoias, medos, desejos e ânsias do dia a dia, a criadora da comunidade Obvious, Marcela Ceribelli, convida mulheres a se libertarem de amarras sociais e refletirem sobre tudo aquilo que as impede de encontrarem sua melhor versão e serem felizes. Acordar preocupada com as tarefas do dia. Otimizar a ida ao trabalho ouvindo notícias ou respondendo e-mails. Almoçar correndo pra ganhar tempo. E tudo isso sendo linda, bem-sucedida e gentil. Sorridente. Pra quem mesmo? Da criadora da Obvious, comunidade com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, e do podcast Bom dia, Obvious, Aurora é um convite a todas as mulheres que estão exaustas das demandas que elas mesmas e a sociedade fazem sobre suas carreiras, seus relacionamentos, seus corpos, suas personalidades. Com o humor inteligente que lhe é peculiar e muita empatia, Marcela Ceribelli intercala relatos de experiências pessoais com estudos científicos e comentários de especialistas das mais diversas áreas (como psicologia, moda, saúde e artes), investigando as origens das expectativas que recaem sobre as mulheres e apontando caminhos para um despertar mais amoroso. O que você pode fazer pela sua felicidade hoje?

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados