Hoje a resenha é sobre o livro "Mentes que amam demais: o jeito Borderline de ser" de Ana Beatriz Barbosa Silva.
![]() |
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Eu li esse livro por indicação de uma amiga. Já tinha lido um outro livro muito famoso da Dra. Ana, "Mentes Perigosas", e amei a forma como ela explica a doença/transtorno. Apesar de ser um tema bem difícil e complexo, A Dra. consegue deixar de uma forma leve a leitura.
E para quem ainda não conhece nada sobre o Transtorno de Personalidade Borderline, pode começar por esse livro. As vezes, você está se relacionando ou se relacionou com uma pessoa impulsiva, que faz de tudo para ficar junto, que não aceita o fim, que ameaça se matar se você simplesmente querer ir embora dessa relação, entre tantas outras características. A autora vai esmiuçando esse transtorno que para muitas pessoas que convivem ou que conhecem alguém que tem, pode ser bem doloroso.
Eu confesso que fiquei bem pensativa ao terminar a leitura. É uma leitura fluida, você consegue ler rápido, mas ao mesmo tempo é uma leitura para você analisar e, ao mesmo tempo entender as alterações de personalidades. E ainda mais sabendo que o transtorno não tem cura, mas que pode ser controlado através de tratamento medicamentoso e terapia.
E por falar em terapia, se fosse acessível a todos, o mundo estaria menos adoecido. Mas, isso não é um tema para abordarmos nesse momento.
O que eu posso falar é que a Dra. Ana nos traz fatos e estudos que nos fazem questionar se até nós mesmos não temos algum transtorno de personalidade. E, de um modo geral, o livro vai tirar dúvidas e dar exemplos bem claros até de como lidar com pessoas com o transtorno. Você pode estar morando com uma pessoa Borderline e não ter ideia.
Eu fiquei bem impactada com a leitura e a indico de olhos fechados. Inclusive, fiquei com muita curiosidade para ler os outros livros da Dra. Ana. Agora, se você não leu nenhum, vem ler, porque você não vai se arrepender e aproveita e vem me falar o que achou depois.
Onde Comprar: Amazon
Sinopse: Todos podemos sofrer uma explosão momentânea de raiva, tristeza, teimosia, instabilidade, teimosia, instabilidade de humor, ciúmes intensos, desespero, descontrole emocional, medo da rejeição. Mas quando comportamentos como esses se tornam frequentes, intensos e persistentes, acabam por dificultar a adaptação do indivíduo ao seu ambiente social e familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário