Hoje a resenha é sobre o livro "Tudo é rio" da Carla Madeira.
![]() |
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Esse ó primeiro livro que leio da autora e confesso que me surpreendeu bastante a maneira como eu me envolvi com os personagens e a narrativa.
A história gira em torno de três personagens principais: Lucy, Venâncio e Dalva.
O início é marcado pela trajetória de Venâncio e Dalva, um amor avassalador e genuíno que é marcado por algumas brigas do casal que é causado pelo ciúme doentio de Venâncio e uma tragédia que acaba ligando a vida deles ao de Lucy.
Lucy é uma menina que cresceu com muito amor, mas ao perder os pais pequena se viu a mercê dos cuidados da família, um tio e uma tia postiça que ofertavam tudo, conforto, comida, estudo, ensinamento para se virar na vida, mas não davam o mais importante: afeto. Lucy cresceu com uma magoa muito grande e se tornou um ícone na vida adulta, conhecida por todos e desejada por todos. É a prostituta mais debochada e querida por todos os homens da cidade, menos por Venâncio, que virou a sua obsessão.
E a partir daí, vamos acompanhando o desenrolar desse trio triângulo amoroso.
A escrita da Carla é sensível e muito poética. Confesso que fazia tempo que não lia um romance nacional com uma autora que consegue interligar a dor e o amor em uma mesma frase, sem ficar repetitivo ou cansativo. O livro é pura poesia e olha que eu não gosto muito desse gênero, mas ficamos tão envolvidos na história de amor, ódio, rancor, mágoas e traumas desses três, que nos perdemos nas palavras de Carla.
O que me chocou mais foi a insegurança e o ciúme de Venâncio, que é justificada, mas nem tanto, pela forma como o pai o tratava. Porém, me peguei refletindo ao longo da leitura, quantos Venâncios conhecemos todos os dias, nos envolvemos, nos apaixonamos. Será que seríamos capazes de perdoar a maneira como ele tratava todas as mulheres ao seu redor? Não sei. Isso me pegou real.
O livro e a história nos remete muito ao Brasil, o nosso povo, a maneira como lidamos com os julgamentos, os preconceitos, o amor e a cobiça.
As duas mulheres principais são fortes, cada uma à sua maneira. Lucy até tenta criar uma rivalidade com Dalva, mas a segunda está imersa em seu próprio sofrimento que nem percebe.
Eu adorei o livro e essa leitura. Amei a forma como me envolvi com a escrita e os personagens do livro. A metáfora que envolve o Rio, no título, nos faz perceber que tudo é rio mesmo, seja calmo ou revolto, sempre fluindo.
Espero que todos consigam ler. Então, estão esperando o que?
Onde Comprar: Amazon
Título: Tudo é rio
Autor: Carla Madeira
Editora: Record
Páginas: 210
Nenhum comentário:
Postar um comentário