8 de fevereiro de 2026

{Resenha} Torto Arado

Hoje a resenha é sobre o livro "Torto Arado" de Itamar Vieira Junior.

Foto retirado de Arquivo Pessoal

Eu ganhei esse livro de aniversário e demorei um pouco para ler, mas acredito que foi o momento certo da leitura. Itamar tem uma narrativa surpreendente e esse livro é aquela leitura necessária. 

Nessa história, iremos mergulhar na vida das irmãs Belonísia e Bibiana, duas meninas que ao se depararem com uma faca bem brilhante, não se aquietam até pegar e fazer o que toda a criança faz: traquinagem. Porém, após uma delas ter a língua mutilada, isso sela de vez o futuro das duas e muda as suas percepções de vida. 

A vida no sertão não é fácil, as meninas crescem em uma família regada de amor, mas ao mesmo tempo muita luta, pobreza e desigualdade social. Salustiana e Zeca Chapéu Grande conduzem a família no campo, auxiliam as meninas a trabalhar, mesmo que esse trabalho não seja convertido em dinheiro. Era uma época em que você labutava e ganhava em troca comida e casa. Uma casa de barro batido, que precisava sempre ser refeito devido às chuvas e ao tempo.

O pai das meninas era um benzedeiro na época, rodeado de espíritos, ajudou muitas famílias a sair das dificuldades da vida com suas ervas e chás. Além disso, a espiritualidade era muito presente na família e dona Salu ainda ajudava na vinda dos bebês ao mundo. 

A história vai relatando a luta das mulheres, que se colocam a frente para melhores condições de vida e moradia, a criação do quilombola, que auxilia nessa valorização. As dificuldades que essas mulheres passavam, também é tratada de uma forma muito sensível pelo autor.

A relação das irmãs dá um quentinho no coração, até mesmo quando elas passam pela adolescência e a fase adulta. 

O livro traz entraves que por mais que sejam de outros tempos, ainda acontece nos tempos atuais. Essas brigas por terra, valorização do trabalhador braçal e do campo, a desigualdade social, o trabalho pautado na valorização salarial, tudo isso só nos faz pensar em como era antes e das dificuldades nos tempos atuais. 

Eu amei a leitura, acredito que o Itamar nos traz para uma realidade nua e crua, faz com que analisemos o nosso país e como essa desigualdade social assola a vida de muitos brasileiros. 

Eu espero que muitas pessoas leiam esse livro, que se faz necessário, para entender só um pouquinho do que foi e ainda é a história do nosso país. Obrigada, Itamar, por essa obra super rica. Indico de olhos fechados. 

Onde Comprar: Amazon


Título: Torto Arado
Autor: Itamar Vieira Junior
Editora: Todavia
Páginas: 262

Sinopse: Obra literária obrigatória para os vestibulares UEL 2025 e UFSC 2025. Um texto épico e lírico, realista e mágico que revela, para além de sua trama, um poderoso elemento de insubordinação social. Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas — a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados