Hoje a resenha é sobre o livro "Não jogue fora um homem bom desses" de Ana Emília Cardoso.
![]() |
| Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Eu achei bem curioso o título desse livro, por isso fiz a leitura. Eu queria entender se o título era a real ou só um trocadilho, rs.
E o livro começa de uma maneira bem inusitada: em meio à pandemia, Estela e Beto se percebem em um casamento infeliz. Os dois não assumem isso de fato, mas os quase vinte e cinco anos juntos e a rotina fizeram com que houvesse um desgaste nessa relação. E é com a separação que nossa história se desenrola.
Os dois estão beirando os cinquenta anos e, de repente, se veem "solteiros" nessa fase da vida. Estela tenta de tudo para reconquistar o marido. Ela acredita que algumas de suas atitudes acabaram contribuindo para o fim do relacionamento. Por outro lado, Beto tenta pagar de santo da história, enquanto os dois seguem suas vidas separadamente.
O que mais me chama a atenção nessa história é que a nossa protagonista se vê em uma situação na qual precisa lidar com as dificuldades da vida, do trabalho, da filha adolescente e dos paqueras que conhece pelo caminho. E acho que me trouxe bastante incômodo o fato de Estela não conseguir ficar sozinha, não conseguir lidar com toda a situação da separação e o quanto ela se submete para conseguir migalhas do ex-marido.
Eu achei a leitura bem interessante, tirando esse ponto que me incomodou: o fato de que mulheres acima dos quarenta anos também têm desejos, vontades, crises e tensões, mas, ainda assim, parece que sempre precisam transparecer aquela imagem de supermulher. Aqui, Estela mostra isso, e nós, leitores, conseguimos visualizar suas fragilidades e até mesmo a necessidade de tentar suprir a falta de um relacionamento, como se isso fosse uma obrigação.
Não tem como não olhar para esse ex-marido e pensar que, ao longo dos anos de relacionamento, ele também não conseguiu fazer nada de diferente ou excitante para conquistar essa mulher, a ponto de fazê-la se sentir amada, desejada e querida.
A escrita da autora é bem fluida e leve, o que faz com que seja uma leitura bem rápida. Eu gostei da leitura. Fica a reflexão sobre o quanto valem — ou não — essas relações que começam muito cedo e que acabam fazendo com que o próprio casal perca um pouco a sua individualidade, ou até mesmo deixe de se enxergar como um indivíduo, com gostos pessoais e personalidade própria.
Vale aí a reflexão.
Onde Comprar: Amazon
Título: Não jogue fora um homem bom desses
Autor: Ana Emília Cardoso
Editora: Faria e Silva
Páginas: 152


Nenhum comentário:
Postar um comentário