20 de setembro de 2019

{Resenha} O Coração das Coisas

Hoje a resenha é sobre "O coração das Coisas" de Leandro Karnal.

Foto retirada de arquivo pessoal

Eu confesso para vocês que já virei fã da escrita do Karnal. Ele traz um apanhado de títulos que nos fazem pensar e enxergar com outros olhos algumas situações do cotidiano. E esse livro não é muito diferente do que anterior dele, que eu li e tem resenha no blog.

O livro é dividido em cinco partes e cada uma vai trazer um apanhado de ideias sobre aspectos culturais, filosóficos, históricos e do cotidiano.

O que eu acho mais interessante na escrito dele é a forma como se desenrola um assunto, já emendando em outro e fechando com um questionamento para o leitor. Saí de todos os capítulos bem reflexiva por várias questões abordadas e da forma como ele aborda, como por exemplo, as relações afetivas, a religião, a política (e um capítulo inteiro sobre o que estamos passando no nosso país), a imprensa, a educação e tantos outros temas importantíssimos para o nosso questionamento.

Karnal narra de um jeito leve temas pesados e nos faz algumas críticas de uma forma sútil.

A leitura é rápida, porém não tão fácil. Por ser historiador, filósofo e professor, Karnal traz alguns temas mais complexos que precisam ser destrinchados para ser bem compreendidos, porém você leva a leitura de uma forma bem tranquila, nada que a gente tenha que manter um dicionário do lado rs.

Eu super indico essa leitura e os outros títulos do Leandro. É uma leitura para levar para a vida e se possível reler a cada um ou dois anos, porque o mundo evolui em alguns aspectos, mas em outros parecemos que ainda estamos na idade média.

Vem embarcar comigo nessa história.

*Livro cedido em parceria com a Editora.

Título: O Coração das Coisas
Autor: Leandro Karnal
Editora: Editora Contexto
Páginas: 272
Sinopse:  O título saiu de uma crônica: ‘O coração das coisas’. A ideia não é mostrar aquele texto sobre o coração músculo e o coração símbolo como o texto mais definidor. A ideia é que tudo possui uma parte interna, um coração, uma alma para quem desejar, uma essência, se nosso senso filosófico não estiver de mau humor. Olhar além da aparência, pensar o interior de tudo, ver partes que a fala, o gesto e o fato parecem ocultar, eis o motivo do título. Viver é decifrar signos ‘sem ser sábio competente’, como cantava Violeta Parra. Os signos nos excedem, como excederam Violeta, que acabou se matando. É sempre preciso ter esperança, muita paciência, humildade e tentar, de vez em quando, ouvir o bater do coração das coisas. Esse tem sido o meu desafio. Eis uma parte do meu itinerário pela frente. - Leandro Karnal

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

2 comentários:

  1. Obrigada pela resenha, foi bem objetiva e explicativa. Com sua resenha dá pra saber se vale ou não a pena ler e se eu não irei me arrepender depois.

    ResponderExcluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados