2 de junho de 2020

{Resenha} Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil

Hoje a resenha é sobre o livro "Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil" de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo.
Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu só posso dizer que essa leitura é essencial para todas as mulheres do Brasil e do mundo. Comecei a ler esse livro sem pretensão, mas ele é tão interessante que o li bem rápido, pelas minhas contas. 

As autoras falam de mulheres que fizeram e ainda fazem a diferença para a construção do feminismo e da história do Brasil. Ouvimos falar de tantos mulheres, mas saber o que aconteceu com cada uma é importante para preservar a memória e a história de cada mulher. 

E a medida que a leitura avança, conseguimos entender como a gente é privilegiada em alguns quesitos. Estudar, viajar, poder namorar sem pudores e simplesmente sentar em uma praça, são coisas que fogem do nosso entendimento de não poder fazer. Muitos mulheres tiveram suas vidas privadas, foram assassinadas por ter um ideal, ou simplesmente por defender o seu espaço na literatura, nas artes e até mesmo na lavoura. 

Quem foi Dandara, Maria Firmina dos Reis, Anita Garibaldi, Carolina Maria de Jesus, Maria Lenk, Cacilda Becker, Dona Ivone Lara, Zuzu Angel, Margarida Maria Alves, Leila Diniz, Djamila Ribeiro, e tantas outras. 

Mulheres que nasceram pobres ou de classe média, que não terminaram o ensino médio e que chegaram a cursar faculdade em um tempo que mulheres eram proibidas de fazer ensino superior. Que lutaram nas Guerrilhas ou auxiliaram os mais vulneráveis. Que lutaram pelos direitos iguais, já naquela época em que nem podiam votar. Mulheres que fizeram e fazem história, porque muitas estão vivas. Brancas, Negras, Indígenas e as que tem dupla cidadania e carregam o amor pelo país que as acolheram. 

Esse é um livro necessário, um livro potente, que nos faz conhecer mulheres que foram e são importantes para a nossa história e trajetória social, cultural e política. 

Vem conhecer a história dessas mulheres, você não irá se arrepender!

Título: Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil
Autor: Duda Porto de Souza e Aryane Cararo
Editora: Seguinte
Páginas: 208
SinopseDandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados