Hoje a resenha é sobre o livro "Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis" de Jarid Arraes.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Quando eu recebi esse livro da Companhia das Letras, em uma campanha para incentivar outras mulheres a ler mulheres, fiquei super feliz. Primeiro porque sempre ouvi falar muito bem da Jarid e segundo que folheando o livro, já vi mulheres que li em outros livros e simplesmente fiquei apaixonada.
O livro retrata a vida de 15 mulheres negras, importantes para a história do Brasil, com histórias que irão fazer você se arrepiar através do relato de Jarid.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Jarid traz os cordéis de uma forma tão linda que não tem como não se emocionar com a sua escrita e não tem como não ir pesquisar a história dessas mulheres como: Carolina de Jesus, tão aclamada com o seu Quarto de Despejo; Dandara dos Palmares, a guerreira do quilombola e de Zumbi; Luísa Mahin, a mãe de Luís Gama e quem eu tanto li e me emocionei no livro Um defeito de Cor; Tereza de Benguela; Na Agontimé, que também foi citada no livro Um defeito de Cor e mais 10 lindas histórias que despertará em cada um de vocês o desejo de conhecer mais perto essas lindas mulheres.
Eu não conhecia o trabalho da Jarid, mas só posso dizer que já fiquei fã dessa mulher.
Foto de Arquivo Pessoal |
Que livro mais fofo e mais bem editado. Está com desenhos dentro que faz você suspirar a cada virada de página. Um resgate histórico de mulheres que mudaram a história do período escravocrata no Brasil e a própria. Muitas marcadas pela vinda violenta ao Brasil, muitas que tiveram que fugir para garantir a liberdade, muitas que nem são citadas nos livros de história.
Um livro lindo e bem escrito, que você lê em uma sentada no sofá. Eu indico essa obra belíssima da Jarid de olhos fechados.
*Livro cedido em parceria com a Editora.
Onde Comprar: Grupo Companhia das Letras e Amazon
Título: Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis
Autor: Jarid Arraes
Editora: Seguinte
Páginas: 176
Nenhum comentário:
Postar um comentário