4 de abril de 2021

{Resenha} Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis

 Hoje a resenha é sobre o livro "Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis" de Jarid Arraes.

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Quando eu recebi esse livro da Companhia das Letras, em uma campanha para incentivar outras mulheres a ler mulheres, fiquei super feliz. Primeiro porque sempre ouvi falar muito bem da Jarid e segundo que folheando o livro, já vi mulheres que li em outros livros e simplesmente fiquei apaixonada. 

O livro retrata a vida de 15 mulheres negras, importantes para a história do Brasil, com histórias que irão fazer você se arrepiar através do relato de Jarid.  

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Jarid traz os cordéis de uma forma tão linda que não tem como não se emocionar com a sua escrita e não tem como não ir pesquisar a história dessas mulheres como: Carolina de Jesus, tão aclamada com o seu Quarto de Despejo; Dandara dos Palmares, a guerreira do quilombola e de Zumbi; Luísa Mahin, a mãe de Luís Gama e quem eu tanto li e me emocionei no livro Um defeito de Cor; Tereza de Benguela; Na Agontimé, que também foi citada no livro Um defeito de Cor e mais 10 lindas histórias que despertará em cada um de vocês o desejo de conhecer mais perto essas lindas mulheres.

Eu não conhecia o trabalho da Jarid, mas só posso dizer que já fiquei fã dessa mulher. 

Foto de Arquivo Pessoal

Que livro mais fofo e mais bem editado. Está com desenhos dentro que faz você suspirar a cada virada de página. Um resgate histórico de mulheres que mudaram a história do período escravocrata no Brasil e a própria. Muitas marcadas pela vinda violenta ao Brasil, muitas que tiveram que fugir para garantir a liberdade, muitas que nem são citadas nos livros de história.

Um livro lindo e bem escrito, que você lê em uma sentada no sofá. Eu indico essa obra belíssima da Jarid de olhos fechados.  

*Livro cedido em parceria com a Editora.


Onde ComprarGrupo Companhia das Letras e Amazon

Título: Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis
Autor: Jarid Arraes
Editora: Seguinte
Páginas: 176

Sinopse: Talvez você já tenha ouvido falar de Dandara e Carolina Maria de Jesus. Mas e Eva Maria do Bonsucesso? Luisa Mahin? Na Agontimé? Tia Ciata? Essas (e tantas outras) mulheres negras foram verdadeiras heroínas brasileiras, mas pouco se fala delas, seja na escola ou nos meios de comunicação. Diante desse apagamento, há anos a escritora Jarid Arraes tem se dedicado a recuperar -- e recontar -- suas histórias.
O resultado é uma coleção de cordéis que resgata a memória dessas personagens, que lutaram pela sua liberdade e seus direitos, reivindicaram seu espaço na política e nas artes, levantaram sua voz contra a injustiça e a opressão. A multiplicidade de histórias revela as mais diversas estratégias de sobrevivência e resistência, seja na linha de frente -- como Tereza de Benguela, que liderou o quilombo de Quariterê -- ou pelas brechas -- como a quituteira Luisa Mahin, que transmitia bilhetes secretos durante a Revolta dos Malês.
Este livro reúne quinze dessas histórias impressionantes, ilustradas por Gabriela Pires. Agora, cabe a você conhecê-las, espalhá-las, celebrá-las. Para que as próximas gerações possam crescer com seu próprio panteão de heroínas negras brasileiras.
Conheça a história de: Antonieta de Barros - Aqualtune - Carolina Maria de Jesus - Dandara - Esperança Garcia - Eva Maria do Bonsucesso - Laudelina de Campos - Luisa Mahin - Maria Felipa - Maria Firmina - Mariana Crioula - Na Agontimé - Tereza de Benguela - Tia Ciata - Zacimba Gaba.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados