27 de maio de 2021

{Resenha} Três Irmãs

Hoje a resenha é sobre o livro "Três Irmãs" de Jung Chang. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu confesso que quando recebi esse livro, não sabia do que se tratava. Como assim, a história de três irmãs, chinesas que foram tão importantes para o contexto atual da China. 

E nessa história, vamos conhecer as irmãs Soong, sendo Ei-ling, Ching-ling e May-ling. E cada uma teve um papel importante para a história da China moderna. Ei-ling sendo a irmã mais velha, foi para os EUA ainda jovem estudar. Naquela época era muito difícil mulheres estudarem na China e o pai e a mãe das meninas não mediram esforços para fazer com que as três estudassem e voltassem para a China, para fazer história. 

Ei-ling era a irmã mais centrada, pouco falava e trabalhou diretamente com Sun Yet-San, por quem tinha grande admiração. Sun fez história e conseguiu se tornar o pai da China, pioneiro da revolução republicana que derrubou a monarquia, em 1911.

As três irmãs voltaram dos EUA com o inglês fluente, o que ajudou na comunicação de ambas tanto com o governo americano da época, quanto com os outros países e políticos. 

Sun, enquanto ficou a frente do partido e chegou a ser presidente por um dia da China e tinha um aliado importante, Chiang Kai-shek. A irmã mais nova caiu nas graças de Chiang e eles acabaram se casando. May-ling se tornou a mulher mais famosa de sua época, enquanto o marido liderava a a resistência contra a invasão japonesa. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Chiang foi uma peça importante na politíca do país e com a irmã mais nova sempre ao seu lado. Chiang liderou a China moderna e May-ling se tornou a Madame Chiang. 

Ei-ling não se deixou envolver por Sun, e quem caiu em suas graças foi a irmã do meio, Ching-ling, que não só casou com Sun, como quando o mesmo veio a falecer se tornou a irmã Vermelha e vice-presidente da China, quando Mao assumiu o poder em 1949.

Além das três irmãs, a família Song também tinha mais 3 irmãos homens, que fizeram parte da história, nos bastidores. 

Eu confesso que não conhecia a história dessas mulheres, pequeninas de tamanho, mas grandes de conhecimento e auto controle. Foram mulheres importantes para a época e conseguiram transpor barreiras para fazer parte da história. Elas fizeram questão em não desgarrar de suas raízes e lutaram bravamente pela China, cada qual a seu modo. 

Uma biografia marcante, que podemos vislumbrar um pouco da história da China, um país tão grande e tão cheio de problemas. Eu gostei bastante da leitura e de tudo que aprendi com esse livro. Estava esperando uma história menos importante, e tudo que essas três mulheres fizeram é impressionante. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu já falei que gosto bastante de biografias, né? E esse foi mais uma dentro das que eu li e gostei bastante. Se você não leu ou não conhece a história dessas três irmãs, vem conhecer. Você não irá se arrepender. 

*Livro cedido em parceria com a Editora. 


Onde ComprarGrupo Companhia das Letras e Amazon

Título: Três irmãs
Autor: Jung Chang
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 392

Sinopse: Uma amava dinheiro, uma amava o poder e uma amava a China. Nesta biografia épica, a autora de Cisnes selvagens narra a vida das irmãs que mudaram a história de um país em ebulição.
O mais conhecido conto de fadas chinês moderno é a história das irmãs Soong, cujas vidas se estenderam do fim do século XIX ao início do século XXI. A Irmã Mais Velha, Ei-ling, casou-se com o homem mais rico da China, H. H. Kung. A Irmã Vermelha, Ching-ling, foi a companheira de Sun Yat-sen, pai fundador da China moderna e seu primeiro presidente. E a Irmã Mais Nova, May-ling, se tornaria a ambiciosa Madame Chiang Kai-shek, esposa do líder da República da China.
Em cem anos de guerras e revoluções constantes, as irmãs Soong estiveram no centro das mudanças do país e deixaram uma marca indelével na história chinesa. Elas desfrutaram privilégios e glórias, mas também se envolveram em disputas perigosas ― inclusive entre si. Neste épico de amor, guerra, exílio, intriga, glamour e traição, Jung Chang entrelaça os acontecimentos da China do século XX à vida de três mulheres inesquecíveis.
Fruto de uma pesquisa meticulosa, Três irmãs é uma leitura fascinante. ― The New York Times Book Review

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados