Hoje a resenha é sobre o livro "Três Irmãs" de Jung Chang.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Eu confesso que quando recebi esse livro, não sabia do que se tratava. Como assim, a história de três irmãs, chinesas que foram tão importantes para o contexto atual da China.
E nessa história, vamos conhecer as irmãs Soong, sendo Ei-ling, Ching-ling e May-ling. E cada uma teve um papel importante para a história da China moderna. Ei-ling sendo a irmã mais velha, foi para os EUA ainda jovem estudar. Naquela época era muito difícil mulheres estudarem na China e o pai e a mãe das meninas não mediram esforços para fazer com que as três estudassem e voltassem para a China, para fazer história.
Ei-ling era a irmã mais centrada, pouco falava e trabalhou diretamente com Sun Yet-San, por quem tinha grande admiração. Sun fez história e conseguiu se tornar o pai da China, pioneiro da revolução republicana que derrubou a monarquia, em 1911.
As três irmãs voltaram dos EUA com o inglês fluente, o que ajudou na comunicação de ambas tanto com o governo americano da época, quanto com os outros países e políticos.
Sun, enquanto ficou a frente do partido e chegou a ser presidente por um dia da China e tinha um aliado importante, Chiang Kai-shek. A irmã mais nova caiu nas graças de Chiang e eles acabaram se casando. May-ling se tornou a mulher mais famosa de sua época, enquanto o marido liderava a a resistência contra a invasão japonesa.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Chiang foi uma peça importante na politíca do país e com a irmã mais nova sempre ao seu lado. Chiang liderou a China moderna e May-ling se tornou a Madame Chiang.
Ei-ling não se deixou envolver por Sun, e quem caiu em suas graças foi a irmã do meio, Ching-ling, que não só casou com Sun, como quando o mesmo veio a falecer se tornou a irmã Vermelha e vice-presidente da China, quando Mao assumiu o poder em 1949.
Além das três irmãs, a família Song também tinha mais 3 irmãos homens, que fizeram parte da história, nos bastidores.
Eu confesso que não conhecia a história dessas mulheres, pequeninas de tamanho, mas grandes de conhecimento e auto controle. Foram mulheres importantes para a época e conseguiram transpor barreiras para fazer parte da história. Elas fizeram questão em não desgarrar de suas raízes e lutaram bravamente pela China, cada qual a seu modo.
Uma biografia marcante, que podemos vislumbrar um pouco da história da China, um país tão grande e tão cheio de problemas. Eu gostei bastante da leitura e de tudo que aprendi com esse livro. Estava esperando uma história menos importante, e tudo que essas três mulheres fizeram é impressionante.
Foto retirada de Arquivo Pessoal |
Eu já falei que gosto bastante de biografias, né? E esse foi mais uma dentro das que eu li e gostei bastante. Se você não leu ou não conhece a história dessas três irmãs, vem conhecer. Você não irá se arrepender.
*Livro cedido em parceria com a Editora.
Onde Comprar: Grupo Companhia das Letras e Amazon
Título: Três irmãs
Autor: Jung Chang
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 392
Nenhum comentário:
Postar um comentário