11 de julho de 2021

{Resenha} Mindhunter Profile: Serial Killers

Hoje a resenha é sobre o livro "Mindhunter Profile: Serial Killers" de Robert K. Ressler e Tom Shachtman. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Vocês sabem que eu amo livros de Serial Killers, não é? Esse é um livro que eu queria ter lido, faz tempo, principalmente depois de maratonar a série, baseada no livro, na Netflix.

Robert Ressler é um agente do FBI e antes de iniciar com esse trabalho de traçar perfis psicológicos de criminosos, dava treinamento para negociação de reféns. Além disso, foi Robert que teve a ideia inicial de entrevistar os seriais killers mais perigosos nas décadas de 60 e 70, além de auxiliar a criar o personagem do filme O silêncio dos inocentes. Na série da Netflix, ele é o Bill. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Robert Ressler foi contatado de um outro distrito, depois que um assassinato cruel aconteceu, isso foi em 1978. Robert trabalhava do departamento de Ciências Comportamentais e alguns distritos só envolviam o FBI quando não tinham mais como cavoucar provas.

Nosso protagonista era um amante de mentes perigosas, ele sabia que quando chegava algum caso mais complexo, com mortes bizarras, ele conseguiria traçar um perfil junto com a sua equipe, e isso é bem narrado no livro. Ele começou a entrevistar os presos, alguns nomes famosos, que vimos estampar muitos jornais e são falados até hoje como: Ted Bundy, Charles Maison, Ed Kemper e tantos outros, que fez com que ele criasse um relatório mais preciso, para se prevenir ou até mesmo evitar mais mortes. 

O livro é bem interessante, a leitura é fluida e o relato de Robert de alguns casos, nos faz perceber que tem um trabalho árduo desses profissionais por traz de toda a pesquisa e estudo. Eu sou suspeita para falar, porque esses livros me prendem muito. Robert conta todo o processo para montar o local que hoje é especializado em traçar perfil psicológico de assassinos. Todos os policiais recebem treinamento, alguns dão aulas na escola da polícia e viajam pelo país fazendo isso. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Eu estava super ansiosa para ler e a leitura não me decepcionou. É uma leitura que não é rápida mas é bem fluida, a edição está lindíssima, DarkSide não erra, por isso que eu amo essa caveirinha.

Só um alerta para quem é mais sensível: contém cenas de violência e descrição dos crimes, se você é mais sensível essa não é uma leitura indicada. Para quem gosta de desvendar crimes e de conhecer alguns perfis, esse é um livrão de mão cheia. Eu super indico. 

*Livro cedido em parceria com a Editora. 

Onde ComprarDarkSide Books

Título: Mindhunter Profile: Serial Killers
Autor: Robert K. Ressler e Tom Schachtman
Editora: DarkSide Books
Páginas: 416

Sinopse: Como surgiu o método de investigação de serial killers que é usado hoje? Quem foram os responsáveis por desenvolver as ferramentas que permitem aos investigadores aprenderem e lidarem cada vez melhor com a prevenção ao crime e a resolução de assassinatos brutais?
Uma dessas pessoas é Robert K. Ressler. Com Tom Schachtman, ele narra, em Mindhunter Profile: Serial Killers, seu período no FBI e revela o desenvolvimento do método de traçar perfis psicológicos dos assassinos seriais. Ressler é a principal inspiração do personagem Bill Tench, da série de televisão Mindhunter, e seu parceiro, John E. Douglas, foi a base para Holden Ford.
Mindhunter Profile: Serial Killers leva o leitor para dentro do escritório do FBI e das salas de entrevistas com assassinos violentos e mostra passo a passo a forma como Ressler propôs seu modelo de análise e sua catalogação desse tipo de criminoso, o que fundamentou o trabalho de investigação dos agentes que é feito até os dias de hoje.
O texto dinâmico e informativo de Ressler e Schachtman apresenta ao leitor a compreensão dos protocolos do FBI, da polícia e da ciência comportamental, além de mostrar a introdução de técnicas inovadoras que surgem para gerar mais pistas para as investigações.
Como a citação de Nietzsche que Ressler usa de epígrafe, em Mindhunter Profile o leitor também é convidado a olhar para esse abismo, encontrar formas de enfrentar esses monstros e entender como não se tornar um deles.


Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados