28 de setembro de 2021

{Resenha} Cartas para minha avó

Hoje a resenha é sobre o livro "Cartas para minha avó" de Djamila Ribeiro. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Não tem como não ler esse livro e não pensar no quão difícil foi a infância de uma mulher negra, em um bairro de classe média. Uma única família negra, dentre todas as outras brancas. Não tem como não ficar emotiva, sentida, feliz, empática pela autora. 

E assim, como todos esse sentimentos eu terminei esse livro. O coração quentinho de saber que Djamila conseguiu mudar a chave de sua geração, e se tornou uma autora de sucesso, uma pesquisadora e professora impecável. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Em cartas para sua avó, Dona Antônia, Djamila traz seus medos, seus anseios, desde a infância na cidade de Santos, a vida com uma mãe que era dona de casa e um pai estivador. Confesso que tive que procurar o que era um estivador porque eu não sabia. 

A mãe da autora era rígida, vivia brigando com seus irmãos para estudar, dar valor ao que eles tinham e acabou se tornando uma mulher mais amarga. Djamila vê uma força na mãe, que ela tinha que ter, para conseguir lidar com as traições do seu pai e o fato de não ter estudado para sair daquela situação. 

As cartas são escritas como se fossem diários, e o que nós conseguimos identificar o quanto Djamila teve que lutar para se tornar a mulher que é hoje. Uma luta da maioria das mulheres negras, que tem que mostrar muito mais seu valor do que uma mulher branca. E isso, a gente consegue identificar na sua narrativa, pelas cartas. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

É tão bonito ver a relação que a avó tinha com a religião de matriz africana e que passa para Dona Erani e consequentemente para Djamila. 

Eu fiquei bem tocada com as cartas e com a narrativa da autora. Conseguimos identificar os momentos de racismo, as lutas, a gestação não tão desejada, o casamento de sua mãe e futuramente o seu e os desdobramentos de uma mulher que tenta viver em uma cidade grande como São Paulo. 

Eu confesso que amei a leitura e a indico para todos! Uma narrativa singela e apaixonante que fará você se perguntar e questionar muitas coisa. Obrigada Djamila, acredito que a vó Antonia está vibrando e com o coração alegre por essa lindeza de livro. 

*Livro cedido em parceria com a Editora. 

Onde ComprarGrupo Companhia das Letras

Título: Cartas para minha avó
Autor: Djamila Ribeiro
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 200

Sinopse: Um relato memorialístico pungente e sensível sobre ancestralidade, feminismo e antirracismo na criação de filhos.
No mais pessoal e delicado de seus livros, a filósofa Djamila Ribeiro revisita sua infância e adolescência para discutir temas como ancestralidade negra e os desafios de criar filhos numa sociedade racista. O relato se dá na forma de cartas a sua saudosa avó Antônia – carinhosa e amorosa, conhecedora de ervas curativas e benzedeira muito requisitada.
A cumplicidade que sempre houve entre avó e neta é o que permite que a autora rememore episódios difíceis, como a perda do pai e da mãe, as agressões que sofreu como mulher negra no Brasil e os desafios para integrar a vida acadêmica. Djamila também fala de relacionamentos amorosos e experiências profissionais, das músicas, das leituras e das amizades que a acompanharam em sua construção pessoal – e da percepção paulatina de que a memória das lutas e das conquistas das pessoas negras que vieram antes de nós é a força que nos permite seguir adiante.


Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

2 comentários:

  1. Oie ! Nunca tinha visto o livro, a leitura parece ser bem bacana é necessária. Sua resenha foi ótima ♡
    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados