28 de setembro de 2021

{Resenha} Cartas para minha avó

Hoje a resenha é sobre o livro "Cartas para minha avó" de Djamila Ribeiro. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Não tem como não ler esse livro e não pensar no quão difícil foi a infância de uma mulher negra em um bairro de classe média. Uma única família negra, dentre todas as outras brancas. Não tem como não ficar emotiva, sentida, feliz e empática pela autora. 

E assim, com um misto de todos esses sentimentos, eu terminei esse livro. O coração quentinho de saber que Djamila conseguiu mudar a chave de sua geração, e se tornou uma autora de sucesso, uma pesquisadora e professora impecável. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

Em cartas para sua avó, Djamila traz seus medos, seus anseios, desde a infância na cidade de Santos, a vida com uma mãe que era dona de casa e um pai estivador. Confesso que tive que procurar o que era um estivador porque eu não sabia. 

A mãe da autora era rígida, vivia brigando com seus irmãos para estudar, dar valor ao que eles tinham e acabou se tornando uma mulher mais amarga. Djamila vê uma força na mãe, que ela tinha que ter, para conseguir lidar com as traições do seu pai e o fato de não ter estudado para sair daquela situação. 

As cartas são escritas como se fosse um diário, e o que nós conseguimos identificar é o quanto Djamila teve que lutar para se tornar a mulher que é hoje. A luta da maioria das mulheres negras, que tem que mostrar muito mais seu valor do que uma mulher branca. E isso, a gente consegue identificar na sua narrativa, pelas cartas. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal

É tão bonito ver a relação que a avó Antônia tinha com a religião de matriz africana e que passa para Dona Erani e consequentemente para Djamila. 

Eu fiquei bem tocada com as cartas e com a narrativa da autora. Conseguimos identificar os momentos de racismo, as lutas, a gestação não tão desejada, o casamento de sua mãe e futuramente o seu e os desdobramentos de uma mulher que tenta viver em uma cidade grande como São Paulo. 

Eu confesso que amei a leitura e a indico para todos! E com uma narrativa singela e apaixonante que fará você se perguntar e questionar muitas coisas. Obrigada Djamila, acredito que a vó Antônia está vibrando e com o coração alegre por essa lindeza de livro. 

*Livro cedido em parceria com a Editora. 

Onde ComprarGrupo Companhia das Letras

Título: Cartas para minha avó
Autor: Djamila Ribeiro
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 200

Sinopse: Um relato memorialístico pungente e sensível sobre ancestralidade, feminismo e antirracismo na criação de filhos.
No mais pessoal e delicado de seus livros, a filósofa Djamila Ribeiro revisita sua infância e adolescência para discutir temas como ancestralidade negra e os desafios de criar filhos numa sociedade racista. O relato se dá na forma de cartas a sua saudosa avó Antônia – carinhosa e amorosa, conhecedora de ervas curativas e benzedeira muito requisitada.
A cumplicidade que sempre houve entre avó e neta é o que permite que a autora rememore episódios difíceis, como a perda do pai e da mãe, as agressões que sofreu como mulher negra no Brasil e os desafios para integrar a vida acadêmica. Djamila também fala de relacionamentos amorosos e experiências profissionais, das músicas, das leituras e das amizades que a acompanharam em sua construção pessoal – e da percepção paulatina de que a memória das lutas e das conquistas das pessoas negras que vieram antes de nós é a força que nos permite seguir adiante.


Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

2 comentários:

  1. Oie ! Nunca tinha visto o livro, a leitura parece ser bem bacana é necessária. Sua resenha foi ótima ♡
    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados