30 de março de 2022

{Viagens e Leitura} Desbravando nosso nordeste

Olá pessoal. Como vocês estão? Faz um tempão que não trago um post desse sobre viagem e depois de um longo período, pós viagem, resolvi escrever, tanto para contar a minha experiência no nosso Nordeste e dar dicas de como conciliar com a leitura.
Arraial D'Ajuda, 2021

A viagem aconteceu entre os dias 04 à 21 de outubro e depois de tanto tempo sem planejar um roteiro, consegui me organizar e pude conhecer um pouco mais da terra onde minha mãe nasceu e cresceu. Embarcamos pelo Aeroporto de Congonhas, na capital de São Paulo, e fomos direto para Arraial D'ajuda, Bahia.

E, para quem não conhece, Arraial fica no Sul da Bahia, desembarcamos em Porto Seguro e pegamos a balsa até a cidade. Ficamos hospedadas em um hotel com uma piscina incrível, e uma vista de fazer o coração parar.
Foto retirada de Arquivo Pessoal

Vocês já sabem que eu sou exagerada na hora de colocar os livros na bagagem, por isso, fui econômica ao levar um livro físico e o Kindle, que já é meu companheiro de viagens.
Estava lendo Killer Clown Profile: Retrato de um Assassino e Sob o mesmo teto. Cada passeio era dividido entre as belas paisagens e a leitura agradável.

Em Arraial visitei alguns points badalados como: O Centro histórico e a Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda,  Praia de Mucugê, Praia dos Pescadores, Praia do Espelho, além de comer em alguns restaurantes locais e poder aproveitar o sol, que estava forte e lindo naquela semana.
Arraial d'ajuda, 2021

E, após seis dias, nos despedidos de Arraial, na certeza de que um dia voltaremos. E descemos em Salvador. Eu não sou a mais adepta de capitais, pois morando na maior cidade do Brasil, a gente aprende a apreciar as pequenas coisas, como o silêncio, que é algo raro de se ver na cidade grande. Salvador é uma cidade que tem muito a oferecer aos seus turistas, além das praias lindíssimas, a arquitetura não deixa nada a desejar e a gastronomia só nos enche de mais amor, pela cidade e pelos baianos.

Minha mãe tem irmãs que ainda moram por ali, e já aproveitamos para visitá-las e matar um pouquinho a saudade. Fomos em alguns pontos turisticos novamente, porque a última vez que fui a Salvador foi há mais de 15 anos. As cidades evoluem (ainda bem) e Salvador não ficou para trás.
Pelourinho, 2021

Em Salvador eu terminei um livro, depois de passar pelas ruas do Pelourinho, Mercado Modelo e Farol da Barra, contemplei a cidade e a história que tinha acabado de terminar de ler e a trajetória na Bahia estava acabando. Foram cinco dias, revendo conhecidos, comendo e conhecendo lugares.

Após essa estadia maravilhosa na Bahia, ainda paramos em Aracaju, antes de voltarmos para São Paulo. Foram sete dias em Aracaju conhecendo a cidade e só posso dizer, que quem não conhece Sergipe, vá conhecer, porque é simplesmente divino.
Orla do Atalaia, 2021

Começamos a desbravar a cidade pela Orla do Atalaia, que praia mais agradável e a Orla não deixa nada a desejar. Fomos ao Cânion do Xingó, que faz um tour pelo Rio São Francisco, passamos por Canindé, onde filmaram a Novela Velho Chico e não tem como não se emocionar, ao conhecer o lugar, onde Domingos Montagner veio a falecer. Além disso, fomos a Croa do Goré e a Praia dos Namorados, que lugar mais encantador e fechamos a visita comendo no Cariri e apreciando uma boa música.
Praia dos Namorados, 2021

Essa viagem veio para lavar a alma, uma alma livre e apaixonada, que só queria provar para si, que conseguiria viajar sem o medo que a assolava. E eu consegui. Terminei um livro e o outro veio bem encaminhado. Não tenho palavras para dizer que viajar faz um bem para corpo e alma e é o melhor investimento que podemos fazer. Então, se você quer viajar e não sabe se conseguirá conciliar com a leitura, vem comigo, que eu te ajudo a fazer as duas coisas e voltar com muitas fotos e histórias para contar.

Vem embarcar comigo nessa!

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."