7 de outubro de 2019

{Resenha} BTK Profile: Máscara da Maldade

Hoje a resenha é sobre o livro "BTK Profile: Máscara da Maldade" de Roy Wenzl, Tim Potter, Hurst Laviana e L. Kelly.

Foto retirada de arquivo pessoal
Vocês sabem que quando se fala em não-ficção eu já fico inquieta para iniciar a leitura e quando se fala em Serial Killer, aí a minha inquietação vira uma ansiedade frenética e não consigo esperar o que as pessoas acharão do livro. Eu já preciso lê-lo. E com BTK foi assim. Assim que a caveirinha anunciou que iria publicá-lo meu coração já acelerou e ter a oportunidade de lê-lo me fez perceber que não conhecemos de fato o ser humano. 

O livro é escrito através da experiência e da vivência de um dos casos mais complexos que a polícia e o jornalismo investigativo nos Estados Unidos solucionaram. Dennis Lynn Radder era um cidadão do bem, esposo, pai, trabalhador, ex-escoteiro, presidente da congregação de uma igreja local e serial killer nas horas vagas. 

Um sádico sexual que sentia desejo se estivesse no controle da situação. Os nós eram a sua maior habilidade, que foi aprendida enquanto estava nos escoteiros, e caçar mulheres viera a ser uma das suas rotinas entre idas e vindas do trabalho. 

Ele se intitulou BTK, em inglês bind, torture e kill (amarrar, torturar e matar) e ao longo de 30 anos matou dez pessoas entre homens, mulheres e crianças.
O primeiro assassinato foi em 1974. O jovem Radder já tinha planejado amarrar a menina Josephine Otero e estrangular, porém seu plano deu errado, na casa estavam o pai, a mãe e o irmão mais novo de Josie. Ele não teve muito tempo para pensar e acabou matando a família. 

Radder ficou excitado, seu plano tinha saído um pouco fora dos eixos, mas ele conseguiu realizar o seu fetiche no fim. E foi de volta para o lar contente e feliz. E depois dos Otero vieram mais 9 pessoas, que o livro detalha todo o processo. Se você for sensível ou impressionável, não o leia, pois poderá ter pesadelos. 

Foto retirada de arquivo pessoal

A história é remontada por toda a equipe que acompanhou o caso desde 1974 até a sua captura em 2005. O livro é bem contado e faz uma retrospectiva de todos os fatos, de todos os detalhes de como era a mente de Dennis. Um homem branco que não veio de lar desajustado, não sofreu violência sexual quando criança, teve uma boa educação e pais e irmãos dedicados. Apesar de ser extremamente organizado no seu modus operandi, ele não tinha ligação com nenhuma vítima e isso dificultou ainda mais o acesso da polícia até sua captura.

A história real nos faz perceber que não conhecemos o ser humano e muito menos o vizinho do lado. Aquele cara exemplar que vai para a Igreja todos os domingos, acompanha seus filhos até a escola, deseja bom dia para a esposa na porta de casa/prédio e tem fotos praticando a bondage¹. 
Eu confesso que fiquei bem impressionada com a leitura. Cada detalhe me fazia perceber como somos vulneráveis e estamos suscetíveis a todo tipo de crueldade. E como fazer para nos preservar e não nos colocar tanto em risco. 

Ainda não conseguimos entender a mente humana, apesar da evolução da ciência, mas após a leitura desse tema e de gostar bastante e estudar esse tipo de perfil, posso perceber como Radder era frio, calculista e gostava de receber as atenções. E justamente por isso ele acabou sendo pego, mas, se ele não entrasse na onda da polícia e fosse tão egocêntrico, será que a polícia juntamente com o FBI conseguiriam desvendar e prender o BTK? E por isso, estudar essa temática me fascina tanto, porque existem perguntas que nunca serão respondidas, mas analisar essas situações é de suma importância para conseguir desvendar crimes de difícil solução. 

Ainda bem que foi solucionado. Confesso que fiquei apreensiva em um dado momento, mesmo sabendo que ele seria capturado.
A única coisa que posso dizer é que LEIAM esse livro! Ele nos fala muita coisa sobre essa mente humana, que mesmo estando no século XXI, temos tanto a aprender. E além disso, a edição da caveirinha está demais! Só tenho elogios, sério, zero defeitos. A escrita é bem fluida e quanto mais você lê, mais quer saber o que irá acontecer na próxima página. 

E, mais uma coisa, só para reforçar, se você for uma pessoa sensível, fuja dessa leitura.

*Livro cedido em parceria com a Editora.


1. bondage nada mais é do que uma das técnicas e práticas BDSM que consideram a dominação sexual como um dos grandes ápices na hora da transa. Usando de roupas específicas e sensuais, acessórios como algemas, gravatas e amarras, além de outros instrumentos, no bondage a submissão é uma das fantasias eróticas a serem postas em prática podendo ser você tanto a parte dominadora quanto a submissa.
Título: BTK Profile: Máscara da Maldade
Autor: Roy Wenzl, Tim Potter, Hurst Laviana e L. Kelly.
Editora: DarkSide Books
Páginas: 416
Sinopse: Ao longo de três décadas, um monstro aterrorizou os moradores de Wichita, Kansas. Um assassino em série que amarrava, torturava e matava mulheres, homens e crianças, iludiu a polícia por anos a fio enquanto se vangloriava de suas terríveis façanhas para a mídia. A nação ficou chocada quando os crimes de BTK — a sigla para os termos em inglês bind, torture, kill, que eram sua assinatura criminosa — foram enfim associados a Dennis Rader, um vizinho amigável, marido devoto e respeitado presidente da congregação de uma igreja local.O jornal Wichita Eagle fez a cobertura do assassino em série desde seu primeiro ataque, em janeiro de 1974. Desde então, o jornal, a polícia e o assassino desenvolveram um intricado relacionamento. Foi por meio do Eagle que BTK enviou sua primeira mensagem, em 1974. Foi para o Eagle que, alguns anos depois, o desesperado chefe de polícia de Wichita pediu ajuda para criar uma armadilha para o assassino. Foi em uma carta para o Eagle que BTK anunciou seu reaparecimento, em 2004. E foi por meio dos classificados do jornal que o chefe da investigação levou BTK a cometer um erro que resultou em sua captura, em 2005.
O Wichita Eagle transcreveu todo o julgamento e o postou na internet para que a população tivesse acesso à informação. A imagem da estranha máscara feita de plástico resistente, na qual ele pintara lábios, cílios e sobrancelhas se tornou icônica entre as evidências do caso. A cobertura abrangente e aprofundada — que gerou mais de oitocentos artigos entre 2004 e 2006 — rendeu prêmios jornalísticos e elogios a uma dedicada equipe compromissada com a verdade. E virou livro. BTK Profile: Máscara da Maldade é um registro contundente e não uma mera reconstituição do caso, com uma narrativa íntima e completa de um pesadelo que assolou a cidade de Wichita por décadas, contada em primeira mão pelas pessoas que estavam lá desde a chocante descoberta.
Os repórteres que cobriram o caso reuniram documentos, evidências e depoimentos da força-tarefa designada para a investigação, colocando todas as peças do horrendo quebra-cabeça em seu devido lugar. Enquanto muitos se concentraram apenas em retratar o mal, o competente time por trás deste livro optou por dedicar a mesma quantidade de tempo às pessoas que o erradicaram. As pessoas que detiveram BTK são policiais de verdade — personagens de carne e osso que baixaram a guarda para que os leitores pudessem seguir com eles em missões de vigilância e confronto, para dentro de seus lares e corações.
Os fãs da linha Crime Scene agora têm à disposição uma obra completa e cuidadosamente escrita para estudar o caso de Dennis Rader, o BTK. Em 2005, após a sua prisão e confissão, Dennis Rader teve a sua história contada no filme Hunt for the BTK Killer, de Stephen T. Kay, e também serviu de inspiração para Stephen King no conto “Um Bom Casamento”. Mindhunter, série da Netflix produzida por Charlize Theron e David Fincher, traz o assassino em destaque em sua segunda temporada, que tem estreia confirmada para agosto deste ano.
BTK Profile: Máscara da Maldade é um livro que investiga a mente e o comportamento humano e entra para a Coleção Profile da linha Crime Scene® ao lado de Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado e Killer Clown Profile: Retrato de um Assassino. O trabalho de Wenzl, Potter, Laviana e Kelly nos faz questionar se realmente conhecemos as pessoas que convivem conosco — e o que nos torna vulneráveis diante do perigo.


Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados