4 de janeiro de 2020

{Resenha} Persepólis

Hoje a resenha é sobre a graphic novel "Persepólis" de Marjane Satrapi.

Foto retirada de Arquivo Pessoal
Essa é uma HQ que eu sempre quis ler, pela história e trajetória da autora. Ela é biográfica e o relato da Marjane nos faz ficar meio chocados.

Marjane nasceu em uma família que não aceitava muita coisa, eles eram bem politizados e ensinaram sua filha a lutar desde cedo. Aos dez anos ela se viu obrigada a usar o véu e odiou aquilo. Além disso, a classe seria só de meninas e isso fez com que ela ficasse chateada pelos seus amigos. Tanto o pai quanto a mãe de Marjane sentavam com ela e explicavam tudo o que estava acontecendo, deixando a menina ao mesmo tempo curiosa e mais crítica nos lugares aos quais frequentava.

Marjane teve que crescer cedo demais, e muitas coisas a colocavam em perigo, então, os seus pais temendo que ela fosse presa ou torturada, pela revolução que tomou conta do Irã, com quatorze anos ela foi morar na Áustria. Ela encontrou muitas barreiras, principalmente porque ainda era muito imatura. Estudou, aprimorou a língua, mas a nossa Marjane era ainda uma criança e penou bastante na Europa. Começou a namorar e por se sentir muito carente, acabou depositando toda a felicidade, tristeza, carência e frustrações nessa relação e isso fez com que ela voltasse, com uma mão na frente e outra atrás para o seu país. 

Quando ela voltou para o Irã, estava lutando contra a depressão. Não conseguia encarar os pais, acreditava que tinha falhado na missão de morar na Europa sozinha, porém Marjane tinha apenas quatorze anos e teve que se virar, inclusive com a língua. Ao voltar, se deparou com um Irã ainda em guerra e decidiu que ia dar a volta por cima. 

Voltou a estudar, começou a namorar novamente e chegou até a casar. Os pais sempre acreditaram que a nossa protagonista era um espírito livre e que se prender ao casamento era novidade e que ela não iria aguentar, e eles estavam certos. Marjane fez faculdade de Belas Artes e decidiu dar a volta por cima. Decidiu que iria se separar e voltar para a Europa, para estudar. E aos vinte quatro anos ela foi embora, decidida de que agora seria para sempre. 

Foto retirada de Arquivo Pessoal
Confesso que quando terminei de ler, me deu uma sensação de vazio. Marjane teve muita sorte, de ter pais tão amorosos e politizados, que não baixavam a cabeça para nada e encorajavam a filha na luta pela liberdade de expressão e de escolha. E quando essa liberdade estava ameaçada eles tiveram a coragem de mandá-la embora, sozinha. Eles foram muito corajosos, porque acho que eu não teria. 

Marjane sofreu bastante na Europa, ela era uma menina, em um país que não tinha muitas restrições, drogas e sexo a vontade, mas ela não teve a oportunidade de conversar com os pais sobre isso, por isso ela quase se deu muito mal. A depressão a pegou, e eu entendo, porque além de estar em um local diferente, ela era vista com um ser de outro planeta. A cultura é muito diferente, a comida e até os feriados, ela se sentia muito solitária e não era para menos, caraca a menina era uma criança. 

A guerra Irã-Iraque deixou muitas marcas na sociedade, a Marjane mesmo perdeu muitos amigos e familiares, foram anos difíceis, mas ela conseguiu dar a volta por cima e trouxe essa preciosidade de HQ para nos emocionarmos e encorajarmos a fazer o que a gente sempre deseja. Por isso, não tem como não amar essa história e a trajetória da Marjane.

Eu amei a leitura, amei vivenciar um pouco da vida da nossa Persépolis. Agora, vocês estão esperando o que para ler essa preciosidade. 

Vem embarcar numa história de véus, guerras e liberdade de expressão. 


Onde Comprar: Amazon
Título: Persépolis
Autor: Marjane Satrapi
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 352
SinopseMarjane Satrapi tinha apenas 10 anos quando viu-se obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979, ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita, apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão dos persas. 25 anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que transformou-se, Marjane, emocionou leitores de todo o mundo com sua autobiografia nos quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares. Em Persépolis, o popular encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor infiltra-se no drama, e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.

Denise Brigido "Uma pessoa que ama os livros, e esse mundo literário, adora viajar e conhecer novas culturas e é louca pelos animais. Sou apaixonada pela vida, pelos animais e por viagens. Fisioterapeuta de profissão e leitora compulsiva de coração! Leio livros desde os meus 8 anos e hoje aos 30 resolvi embarcar nessa aventura, que é poder compartilhar um pouco com vocês o meu amor por esse universo literário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/

© Copyright 2017 - Embarcando na Leitura. Todos os direitos reservados